Respostas
Resposta:
https://www.google.com/search?q=Qual+o+m%C3%A9todo+em+que+o+aluno+aprende+atrav%C3%A9s+de+aulas+l%C3%BAdicas+e+contexto+alisados&oq=Qual+o+m%C3%A9todo+em+que+o+aluno+aprende+atrav%C3%A9s+de+aulas+l%C3%BAdicas+e+contexto+alisados&aqs=chrome..69i57.482j0j9&sourceid=chrome&ie=UTF-8
Explicação;
ACESSA O SITE
Resposta:
Explicação
INTRODUÇÃO
O uso do lúdico como estratégia para o ensino de Biologia e Química tem se mostrado de grande importância, pois melhora de forma significativa a aprendizagem do aluno.
Esse trabalho tem como objetivo abrir uma discussão sobre o uso do lúdico como forma de despertar o interesse do aluno e melhorar a aprendizagem de forma prazerosa.
Pode-se definir lúdico como jogo, brincadeira, divertimento e prazer. É através de brincadeiras que a criança aprende e aprimora os conhecimentos de forma significativa e começa a se descobrir através da interação com outras crianças. Utilizando jogos didáticos o professor consegue atrair a atenção dos alunos fazendo com que todos possam participar de forma interativa da aula deixando um pouco de lado a forma tradicional de ensino.
2 DESENVOLVIMENTO
O lúdico tem gerado uma grande facilidade na aprendizagem do aluno possibilitando uma maior absorção de conhecimento além de tornar as aulas prazerosas e participativas. São nos jogos que o aluno aprende a competir, a buscar meios para ser o vencedor na competição, a interagir de forma mais acentuada com os colegas, alcançando dessa forma não só um melhor aprendizado como também tem sua autoestima valorizada. É brincando que se aprende com maior facilidade e dessa forma acontece a quebra da monotonia da sala de aula. O lúdico tem o poder de despertar uma maior atenção do aluno como também torna mais fácil a compreensão dos assuntos abordados na disciplina.
Segundo Tezane ( 2006, apud Garcez 2014), “O brincar é fundamental para o nosso desenvolvimento. Por meio do jogo a criança testa hipóteses, explora o ambiente, manifesta sua criatividade, utiliza suas potencialidades de forma integral, descobre seu próprio eu, desenvolve socialmente e culturalmente”.
É brincando que a criança se desenvolve e se descobre como ser social interagindo com outras crianças, criando seus próprios conceitos, reinventando e experimentando novos desafios.
Os jogos e brincadeiras motivam o discente a obter novos conhecimentos quebrando o paradigma da metodologia tradicional em que existe a monotonia da sala de aula. O aluno quando participa da aula de forma interativa se sente mais seguro e autônomo.
O jogo possui um caráter de fascinação que envolve totalmente o participante em sua execução. Essa intensidade do jogo e sua capacidade de envolvimento explica-se em sua própria essência, que pode ser expressa de uma maneira mais precisa e menos inadequada pela palavra divertimento.
Abordando também o ensino de Biologia podemos observar que repassado na forma tradicional também gera dificuldades na aprendizagem. Devido a conteúdos extensos e muitas vezes complexos o aluno fica entediado e desmotivado para dar continuidade aos estudos.
De acordo com Neves; Campos; Simões (2008, apud Guedes et al 2009), “ os jogos didáticos cumprem a função de eficientes recursos auxiliares, pois estimulam a aprendizagem e o interesse por parte dos alunos e ajudando professores a alcançarem seus objetivos nas aulas de Ciências e Biologia”.
Diante do exposto a interação entre professor aluno é fundamental para que haja uma elevação da autoconfiança do aluno. Dessa forma o discente adquire a capacidade de formar seus próprios conceitos como também melhora sua capacidade e se relacionar com os outros.
3 CONCLUSÃO
Conforme pesquisa bibliográfica realizada fica claro que o uso do lúdico em aulas de Biologia e Química é extremamente importante para uma aprendizagem significativa. Pesquisadores apresentaram a importância da utilização do lúdico como forma de motivação e interação dos alunos em sala de aula abordando também a eficácia no desenvolvimento cognitivo do aluno. É fácil perceber o quanto é necessário utilizar esse método para o ensino da Biologia e Química nas escolas e a partir disso pode-se notar que a dificuldade dos alunos em compreender conteúdos dessas disciplinas pode ser superada. O lúdico auxilia na compreensão do tema abordado e em suas aplicações no cotidiano.
Para que se tenha bons resultados na formação de cidadãos autônomos, críticos e conscientes, é preciso inovação na educação trabalhando de forma interativa professor x aluno despertando nos alunos o uso da criatividade. É no lúdico que se encontra a melhor forma de se conseguir interação e motivação dos alunos na busca do aprendizado.