ppppfvvvvvvvvvvvrrrrrrrrrrrrrrrr é pra agorra O texto apresenta informações sobre a relação estabelecida entre os nativos brasileiros e os europeus, no contexto do Brasil Colonial.
A expansão para Cabo Frio, no sentido de Araruama, foi uma conseqüência natural da guerra contra os índios tamoios, o que determinou o extermínio e a escravidão disfarçada dessa tribo.
Pelo seu destaque na guerra contra os franceses e tamoios, Araribóia, chefe dos índios temiminós, recebeu, em 1568, do Governador Salvador Correia de Sá, as terras da Sesmaria de São Lourenço, atual Niterói. A doação das terras foi oficializada em 22 de novembro de 1573.
LINHARES, Sergio. Histórico do Estado do Rio de Janeiro. Disponível em: . Acesso em: 10 abr. 2020.
Tendo como base o contexto dos séculos XV e XVI, é correto afirmar que a relação das tribos indígenas com os povos europeus que chegavam na costa brasileira foi
(A)
exclusivamente amistosa, pautada na troca de mercadorias e no auxílio mútuo, em que europeus e indígenas estabeleceram uma convivência harmoniosa e pacífica.
(B)
tanto amistosa quanto hostil, marcada por uniões e conflitos, como a Confederação dos Tamoios, entre 1554 e 1567, que agregou franceses e indígenas na luta contra portugueses.
(C)
hostil, fato que levou ao extermínio de todos os povos nativos do Brasil ainda no século XVI, dada a superioridade bélica dos europeus.
(D)
hostil por parte dos indígenas e exclusivamente pacífica e amistosa por parte dos navegadores europeus, que buscaram estabelecer alianças com os chefes das tribos indígenas para evitar conflitos, como evidencia a doação de terras ao chefe Araribóia.
suhebe:
isso que da n estudar pra prova
Respostas
respondido por:
6
Resposta:
letra B
Explicação:
por desconsiderar respostas erradas ...
a) ja e elimimada pois nao houve convivencia harmoniosa pacifica.
c) nao houve a mort de TODOS os indigenas
os que nao forão mort forao feitos escravos
d) preciso nem falar ne k
respondido por:
2
Resposta:
B confia
Explicação:
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás