Até hoje a Guerra do Paraguai é ensinada de modo diferente aos jovens dos países envolvidos no conflito. Se nos livros paraguaios ela tem mais importância que a independência, é estudada sumariamente na maior parte dos manuais brasileiros e argentinos, enquanto nos livros uruguaios a tratam como um episódio quase estranho à história do país.
Fonte: FRAGA, R. Uma guerra e muitas versões. Nossa História, São Paulo, ano 2, n. 13, p. 42, nov. 2004.
Em relação à participação brasileira nesse conflito, infere-se que:
(1 Ponto)
B) Apesar de ficar numa área de fronteiras o território do atual estado do Mato Grosso do Sul, permaneceu livre de intervenções militares paraguaias durante quase todo o conflito da Guerra do Paraguai.
A) As motivações que levaram o Brasil a entrar no conflito relacionam-se à ameaça de livre navegação brasileira nos rios Paraná e Paraguai e a tomada do Mato Grosso pelas tropas comandadas pelo ditador Solano Lopes.
D) Mesmo com a decisiva participação dos negros nas campanhas militares durante a Guerra do Paraguai, os membros do exército brasileiro não se envolveram na questão abolicionista.
C) Um dos fatores que favoreceram a vitória do Exército Brasileiro na Guerra do Paraguai foi o seu processo de profissionalização iniciado com a ascensão e dom Pedro II ao poder em 1840.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
c))
Explicação:
Eu acho!!!!!!!!!!!!!!
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás