A região Amazônica passou por dois grandes períodos de desenvolvimento econômico: entre os anos de 1870 até 1910 e depois entre 1942 e 1945, que resultaram no crescimento das cidades de Belém e Manaus. Foram épocas de elevados graus de desenvolvimento para a região com mudanças nos hábitos culturais com a importação de produtos europeus. Também a arquitetura foi marcada, como por exemplo, com a construção do Teatro Amazonas, em Manaus.
(Chianca, Rosaly Braga, Teixeira, F.M.P. A aventura do saber: Geografia, 5.º ano. 1.ª edição. São Paulo: Leya, 2011, p.79 e 80. Adaptado)
Esse desenvolvimento econômico e cultural da região Amazônica esteve associado à exportação de
Respostas
Resposta:
Our
Explicação:
na epoca deles, o ouro era muito valioso, eu ate fiquei bugado com essa pergunta, pois a amazonia da produtos naturais como o cacau.
O desenvolvimento econômico e cultural da região Amazônica esteve associado à exportação de borracha ( alternativa c) (alternativas completas anexo).
O ciclo da borracha trouxe grande prosperidade e riqueza e também grandes contradições para a região da Amazônia. O látex, matéria-prima responsável pela produção da borracha, era retirado da seringueira, árvore nativa presente na região da Amazônia. Este local se tornou o maior polo mundial da exportação desta matéria-prima.
Com as transformações industriais ocorridas na época, o látex se tornou um importante recurso para a fabricação de produtos como pneus que possuíam um grande mercado e uma demanda em expansão tanto nos Estados Unidos quanto na Europa.
A prosperidade econômica gerada pelo ciclo da borracha possibilitou o desenvolvimento das cidades de Belém e de Manaus, marcando os hábitos modernos da elite seringueira, baseados em valores relacionados à modernidade, o que levou à construção de importantes obras para região, como o teatro Amazonas e o teatro da Paz. Este período ficou conhecido na região como Belle Epoque Amazônica.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/5562444