Leia o texto a seguir sobre a economia mineradora no Brasil colônia. Minas Gerais rural dos anos pioneiros apresentava feições que contrastavam gritantemente com a economia latifundiária de "plantation" do litoral. O surto do ouro criara, pela primeira vez, um mercado a centenas de quilômetros da costa para produtos como cachaça e açúcar, até então apenas exportados.
KENETH M. "A Devassa da Devassa". A Inconfidência Mineira: Brasil e Portugal 1750-1808. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977. p.110.
A descoberta dos filões de ouro nas Gerais acelerou o processo de interiorização da colônia no final dos seiscentos e acentuou o movimento migratório em direção ao sul.
a) Discuta a principal alteração na economia colonial introduzida pela produção aurífera, segundo a abordagem do texto acima.
b) Cite uma medida da Coroa de normatização da arrecadação de tributos na região das minas, no sentido de controlar o contrabando e maximizar suas receitas.
Respostas
Resposta:
a) Surgiu um expressivo mercado interno por conta da exploração do ouro.
b) O Governo criou as Casas de Fundição e a cobrança do quinto.
Explicação:
espero ter ajudado~
A) A principal alteração na economia colonial introduzida pela produção aurífera conforme o texto, foi o surgimento do mercado interno, o qual ocorria principalmente em função da exploração do ouro.
B) Uma uma medida da Coroa de normatização da arrecadação de tributos na região das minas foi a criação das Casas de Fundição e a criação do Quinto como uma tentativa de maximizar suas receitas.
Ouro das Gerais
Esse ouro foi encontrado pelos bandeirantes no ano de 1693 nas Minas Gerais, o que gerou uma forte demanda migratória para a região para a exploração do ouro.
Entenda mais sobre Ouro das Gerais em: https://brainly.com.br/tarefa/24443393
#SPJ2