ME AJUDEM POR FAVOR OPBRIGADO
1) O que foi a Guerra Fria? Por que ela recebeu esse nome?
2) Quais foram as alianças militares formadas durante a Guerra Fria? Quais eram os seus objetivos?
3) Resuma as seguintes políticas adotadas pelo governo dos Estados Unidos na Guerra Fria.
a) Doutrina Truman
b) Plano Marshall
4) Estados Unidos e União Soviética não se limitavam a disputar apenas a hegemonia política, econômica e ideológica durante a Guerra Fria. Explique essa afirmação.
5) Identifique os motivos e as consequências dos dois conflitos a seguir, considerando também o envolvimento dos Estados Unidos e da União Soviética no contexto da Guerra Fria.
a) Guerra da Coreia
b) Guerra do Vietnã
6) Por que Cuba acabou se alinhando à União Soviética?
7) Sobre o pan-africanismo, responda:
a) Qual é a origem do movimento?
b) Quais eram os principais objetivos do Primeiro Congresso Pan-Africano?
8) Por que a situação da Europa após a Segunda Guerra Mundial e o início da Guerra Fria, mesmo sendo importantes, não podem ser considerados fatores decisivos para a conquista das independências na África?
9) As independências das colônias africanas nem sempre foram conquistadas por meio da negociação pacífica. Explique essa afirmação.
10) Com base no texto “Mahatma Gandhi e a não violência”, presente na página 178, desenvolva:
a) O que seria a distribuição equitativa, segundo Gandhi? Como ela poderia ser alcançada?
b) Qual seria o papel das pessoas ricas para atingir a distribuição equitativa?
c) De que modo o princípio da não violência se enquadraria nessa teoria de Gandhi?
Respostas
( 1) A Guerra Fria recebeu esse nome porque as disputas se deram apenas nas esferas ideológica, política, militar, tecnológica, econômica e social entre as duas potências e suas zonas de influência. ... Durante esse período foram muitos conflitos regionais, disputas locais e as guerras civis e interestatais.
( 2) As alianças militares formadas no período da Guerra Fria foram, de um lado, a Organização do Tratado do Atlântico Norte, conhecida como OTAN, que reuniu os Estados Unidos e as potências Europeias da época, cujo objetivo era barrar e combater em um conflito com os soviéticos.10 de ago. de 2017
( 3) Resposta. É apenas no contexto da Guerra Fria que podemos entender o que foi a Doutrina Truman e o Plano Marshall. Em resumo, foram duas ferramentas utilizadas pelos Estados Unidos da América para tentar auxiliar a reconstrução dos países aliados que haviam sido destruídos na Europa.
( 4 ) Durante a Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos e a União Soviética foram aliados na luta contra a Alemanha nazista. Derrotado o inimigo comum, os antigos aliados se transformaram em adversários. Assim, com o término da Segunda Guerra Mundial, em 1945, tinha início uma guerra nova e diferente: a Guerra Fria.
( 5 ) A Guerra Fria foi um conflito político-ideológico que foi travado entre Estados Unidos (EUA) e União Soviética (URSS), entre 1947 e 1991. O conflito travado entre esses dois países foi responsável por polarizar o mundo em dois grandes blocos, um alinhado ao capitalismo e outro alinhado ao comunismo.
( 6 ) Pois Fidel Castro entrou em contato com ideias marxistas e liderou uma revolução proletária instalando o socialismo no país. Durante a guerra fria, a URSS (assim como os EUA) procuravam por zonas de influência, sendo assim subsidiaram Cuba pois mantinha um regime socialista e estava localizada na América (onde os EUA queria comandar o continente)
( 7 ) Os principais objetivos do Congresso eram o fim da ocupação militar dos países africanos e o respeito ao princípio de auto-determinação dos povos.
( 8 ) Assim como a América do Sul e Central e Ásia, a África também foi colonizada pelos europeus, fato comum entre os citados é que todos foram colônias de exploração. A divisão do continente para exploração ocorreu na Conferência de Berlim, na Alemanha em 1885, nessa fizeram parte Inglaterra, França, Bélgica, Alemanha, Itália, Portugal e Espanha.
( 9 ) Quando, no final da Idade Média, a partir dos séculos XV/XVI, alguns Estados da Europa, assolados pela peste bubônica e guerras internas, começaram a estabelecer relações comerciais com a África, encontraram aí Reinos e Estados que tinham avançada organização política, alguns eram de feição árabe e berbere ou islamizados, no norte e ocidente daquele continente, e que eram habitados por populações negras pertencentes a uma variedade de grupos, principalmente ao Sul do Saara, com a importante excepção do império cristão da Etiópia. Os primeiros contactos com estes povos em geral não foram imediatamente de invasão e ocupação para dominação, mas de carácter comercial. No entanto, os conflitos originados pela competição entre as várias potências europeias levaram no século XIX à invasão e ocupação para dominação, ao saque e à destruição de reinos, processo este que culminou com a partilha do Continente Africano pelos estados europeus mercantilistas na Conferência de Berlim, em 1885.
( 10 ) A ) O fim da Segunda Guerra trouxe um grande prejuízo ao continente Europeu. Sendo o maior palco dos conflitos, o Velho Mundo fez parte de números inimagináveis. O conflito contabilizou um gasto total de 413, 25 bilhões de libras, fabricou mais de 296 mil aviões e 53 milhões de toneladas de equipamentos navais. Por todo o mundo, cerca de 45 milhões de vidas foram ceifadas, sendo a grande maioria de inocentes.
( B ) SÃO PAULO – É inegável que a riqueza das pessoas tem relação direta com suas atitudes e escolhas. “Se tornar bom em atrair dinheiro não é diferente de se tornar bom em qualquer outra coisa, seja em perder peso ou ensinar uma segunda língua”, escreveu o milionário Steve Siebold, autor do livro “How Rich People Think” (“Como as pessoas ricas pensam”, em tradução livre).
( C ) O conceito de não-violência está ligado às estratégias de desobediência civil como forma de luta contra leis consideradas ofensivas e humilhantes. O princípio básico é o reforço da noção de cidadania através do direito dos cidadãos de rejeitar leis injustas sem que seja adotada a utilização de violência.