Respostas
1- Zonas de livre-comércio , União Aduaneira, Mercado Comum , União Econômica e Monetária , Nafta , MERCOSUL , União Europeia , APEC , ASEAN
2- Zona de Livre Comércio: áreas livres das tarifas alfandegárias, facilitando as transações comerciais entre as fronteiras.
União Aduaneira: estabelecimento de taxas e planos de mercado para regulamentar as associações entre as nações.
Mercado Comum: definido pelas políticas de livre comércio, taxas externas e trânsito de pessoas, mercadorias e dinheiro.
União Econômica e Monetária: a fase mais avançada dentro dos blocos econômicos, pois implementa uma moeda única para uso dos países integrantes.
APEC
Em 1989, na Conferência de Seattle, surgiu a APEC (Cooperação Econômica Ásia-Pacífico) – organização composta por 21 países-membros das Américas, Oceania e Ásia. O objetivo da APEC é estimular a zona de livre comércio na Ásia e Pacífico, permitindo transações comerciais com poucas taxas alfandegárias e o fortalecimento de novos mercados para além da Europa
Mercosul
Criado em 1990, por meio do Tratado de Assunção, O Mercosul (Mercado Comum do Sul) conta com a participação do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, e do Equador, Chile, Colômbia, Peru e Bolívia como membros associados. Desde 2016, a Venezuela permanece suspensa em razão de instabilidades internas.
União Europeia
A União Europeia (EU) também é fruto de um tratado, o de Maastricht. A partir de 1992, 28 nações elaboraram significativos meios para o fortalecimento das suas conjunturas e do próprio bloco.
NAFTA
Formado, inicialmente, pelos Estados Unidos e Canadá, o NAFTA (Tratado Norte-Americano de Livre-Comércio) visa a derrubada dos impostos alfandegários e leis financeiras, facilitando o livre acesso aos mercados.
ASEAN
A Asean (Associação de Nações do Sudeste Asiático), construída em 1967, é uma proposta que inclui a Tailândia, Filipinas, Malásia, Singapura, Indonésia, Brunei, Vietnã e Mianmar.