ME AJUDEM !
Curiosidades sobre a sociedade luso-brasileira no Período Joanino
-costumes , hábitos , bizarrices e dia a dia .
Respostas
Resposta:
O período joanino trouxe transformações no jogo econômico, assim como a cidade do Rio de Janeiro sofreu muitas alterações, foi dotada como capital do império missões estrangeiras vieram ao país avaliar as riquezas da região, a Biblioteca Real foi construída, o primeiro jornal do país foi criado assim como também novos prédios públicos foram estabelecidos: A Casa da Moeda, Banco do Brasil, a Academia Real Militar e o Jardim Botânico são resultados das obras públicas do período joanino.
Junto com a família real veio aproximadamente 15 mil portugueses, assim como também arquivos vieram para o Brasil o que aos poucos ia se formando em metrópole.
João abrigou missões artísticas e científicas, além de incentivar a encenação de espetáculos musicais e peças de teatro nos moldes do velho Continente, criando a necessidade de uma nova etiqueta, as quais entre elas estava:
- O beija-mão - uma das mais importantes - uma forma de distanciar-se simbolicamente dos súditos. "Que precisavam cumprir um complexo protocolo para só então poder beijar a mão do príncipe regente."
- Os nobres portugueses tentavam se destacar dos outros súditos, que faziam de tudo para agradar a realeza. "Dotados da etiqueta cortês e herdeiros da tradição da nobreza europeia, os hábitos e as vestimentas dos fidalgos lusitanos a todo tempo os separavam dos que eram apresentados àquelas formalidades pela primeira vez."
- Os habitantes do Rio de Janeiro preocupados em acolher bem o príncipe regente, ofereciam parte das suas próprias riquezas a família real.
Explicação:
"Influenciou diretamente no processo de independência do país. Isso porque em 1815 a administração do governo joanino extingui a condição de colônia ao Brasil. Foi assim que o país recebeu o título de “Reino Unido de Portugal e Algarves”, tornando-se a sede administrativa de Portugal."
"A presença da Corte portuguesa no Brasil ajudou a mudar os costumes locais, ao mesmo tempo em que, tentando adequar-se à nova situação, os moradores do Rio de Janeiro imitavam o comportamento da nobreza lusitana, apesar de limitados pela falta de uma tradição anterior, que lhes permitisse desenvoltura para se relacionar nesse tipo de círculo social."
Espero ter ajudado!!!