Respostas
A geometria plana é umas das partes da matemática com maior utilização em situações cotidianas. Diariamente nos vemos numa ocasião em que é necessário calcular o comprimento de algo, a área de algum lugar, a distância entre dois pontos, etc. A construção civil é uma das áreas que faz muito uso das fórmulas e conceitos da geometria. Vamos fazer o estudo de como se determina a área de um paralelogramo.
Primeiro, vamos definir o que é um paralelogramo. Todo quadrilátero que possui os lados oposto paralelos é chamado de paralelogramo. Dessa forma, podemos dizer que o quadrado, o retângulo e o losango são exemplos de paralelogramos.
Para encontrarmos a área de um paralelogramo é necessário conhecer somente as medidas da base e de sua altura. Sabendo as medidas desses elementos, a área do paralelogramo será dada por:
Vamos resolver alguns exemplos para compreender melhor o uso da fórmula acima.
Exemplo 1. Calcule a área de um paralelogramo cuja base mede 15 cm e a altura 12 cm.
Solução: De acordo com o enunciado do problema, sabemos que b = 15 cm e h = 12 cm.
Assim, podemos aplicar a fórmula da área do paralelogramo.
A = base x altura
A = 15 x 12
A = 180 cm2.
Não se esqueça que as unidades de medida de área sempre estão elevadas ao quadrado: m2, cm2, km2, etc.
Exemplo 2. Determine a área da figura abaixo:
Solução: A figura acima é um paralelogramo (veja os lados opostos paralelos) cuja base mede 25 cm e a altura, 20 cm. Observe que a altura forma um ângulo de 90o (ângulo reto) com a base. Como sabemos as medidas da altura e da base, basta utilizar a fórmula da área. Assim, teremos:
A = base x altura
A = 25 x 20
A = 500 cm2
Portanto, o paralelogramo da figura apresenta uma área de 500 cm2.Resposta:
Explicação passo-a-passo:
foi isso espero que tenha te ajudado