Respostas
Resposta:
O coração e os vasos sanguíneos constituem o sistema cardiovascular (circulatório). O coração bombeia o sangue para os pulmões para que ele possa receber oxigênio e depois bombeia o sangue rico em oxigênio para o corpo. O sangue que circula nesse sistema distribui oxigênio e nutrientes para os tecidos do corpo e retira produtos residuais (como dióxido de carbono) dos tecidos.
O coração é um órgão muscular oco, situado no centro do tórax. O coração tem dois lados, o direito e o esquerdo. Os lados direito e esquerdo do coração têm, cada um deles:
Átrio: câmara superior que coleta sangue e o bombeia para a câmara inferior
Ventrículo: câmara inferior, que bombeia sangue para fora do coração
Para fazer com que o sangue flua em uma só direção, cada ventrículo tem uma válvula de entrada e outra de saída.
Sistema cardiovascular
No ventrículo esquerdo, a válvula de entrada é a válvula mitral e a de saída é a válvula aórtica. No ventrículo direito, a válvula de entrada é a válvula tricúspide e a de saída é a válvula pulmônica (pulmonar).
Cada válvula é composta por abas (cúspides ou folhetos), que se abrem e se fecham como portas giratórias de sentido único. A válvula mitral possui duas cúspides. As demais válvulas (tricúspide, aórtica e pulmonar) possuem três. As grandes válvulas de entrada (mitral e tricúspide) possuem ligamentos — constituídos pelos músculos papilares e cordões de tecido — para impedir que as válvulas prolapsem para dentro dos átrios. Se um músculo papilar sofrer algum dano (como o causado por um ataque cardíaco), a válvula pode sofrer um prolapso e começar a vazar (chamado regurgitação). Se a abertura de uma válvula estiver estreitada (chamado estenose), o fluxo de sangue através da válvula será reduzido. Tanto o vazamento como estreitamento podem ocorrer na mesma válvula.
Considerações gerais sobre o coração e os vasos sanguíneos
Considerações gerais sobre o coração e os vasos sanguíneos
VÍDEO
Os batimentos cardíacos são uma evidência de que o coração está bombeando. Os médicos muitas vezes descrevem o som do batimento cardíaco como forte-fraco. Ao ouvir o batimento cardíaco com um estetoscópio, o primeiro som que ouvem (o mais forte) é o som das válvulas mitral e tricúspide se fechando. O segundo (o mais fraco) é o som das válvulas aórtica e pulmônica se fechando. Cada batimento apresenta duas partes:
Sístole: durante a sístole, os ventrículos se contraem e bombeiam sangue para fora do coração, e os átrios se relaxam e começam a se encher de sangue novamente.
Diástole: Durante a diástole, os ventrículos relaxam e se enchem de sangue. Assim, os átrios se contraem, forçando a entrada de mais sangue nos ventrículos.
Resposta:
muintu sangri
Explicação: