Respostas
Olá.
O capitalismo é um sistema que predomina nas relações mundiais atuais existentes, com isso, esse sistema visa o lucro.
Assim sendo, trata-se de um sistema econômico em o capital fica nas mãos de empresas ou de pessoas que contratam outras pessoas para prestar serviço e trocar seu serviço por dinheiro.
Nesse contexto pode – se destacar pensadores capitalistas que tiveram uma contribuição efetiva com esse sistema, tais como: Karl Polany e Émile Durkhein.
Bons estudos!
O capitalismo é um sistema que existe desde o século XV, após a queda da era feudal. Seus principais pensadores são Adam Smith e Manuel Castells.
O capitalismo já teve três fases:
- Capitalismo comercial: o Estado detinha grande poder sobre a economia e impunha regras protecionistas. Havia grande circulação de moedas e a balança comercial era muito favorável.
- Capitalismo industrial: acompanhou a Revolução Industrial. O Adam Smith (imagem em anexo), que além de filósofo era economista, propunha o liberalismo econômico, sistema que foi adotado na época. O liberalismo econômico defendia a mínima interferência do Estado na economia, que seria regida apenas pela "mão invisível".
- Capitalismo financeiro: grandes mudanças aconteceram e essa fase, que ainda permanece nos dias atuais, é marcada por ampla concorrência global, evolução tecnológica constante e crescimento da urbanização.
Manuel Castells definiu um movimento dentro dessa fase chamado de capitalismo informacional e discutia sobre a globalização e o efeito da revolução das novas tecnologias na cultura e relações sociais.
Há outros pensadores e críticos do sistema capitalista, acima estão as duas principais personalidades. Espero ter ajudado!
Saiba mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/20365275