CANÇÃO PEREGRINA
I
Eu canto a dor
desde o exílio
tecendo um colar
de muitas histórias
e diferentes etnias
II
Em cada parto
e canção de partida,
à Mãe Terra, peço refúgio
ao Irmão Sol, mais energia
e à Irmã Lua peço licença poética
para esquentar tambores
e tecer um colar
de muitas histórias
e diferentes etnias.
III
As pedras do meu colar
são história e memória
são fluxos de espírito
de montanhas e riachos
de lagos e cordilheiras
de irmãos e irmãs
nos desertos da cidade
ou no seio da floresta.
IV
São as contas do meu colar
e as cores dos meus guias:
amarela
vermelha
branco
negro
de Norte a Sul
de Leste a Oeste
de Ameríndia ou de LatinoAmérica
povos excluídos.
V
Eu tenho um colar
de muitas histórias
e diferentes etnias.
Se não me reconhecem, paciência.
Haveremos de continuar gritando
a angústia acumulada
há mais de 500 anos.
VI
E se nos largarem ao vento?
Eu não temerei,
não temeremos,
pois Antes do exílio
nosso irmão Vento
conduz nossas asas
ao círculo sagrado
onde o amálgama do saber
de velhos e crianças
faz eco nos sonhos
dos excluídos.
VII
Eu tenho um colar
de muitas histórias
e diferentes etnias.
1. Após a leitura do poema reflita:
a) qual é o principal assunto do texto?
b) Como o eu poético se apresenta?
2. Umas das imagens recorrentes no poema da graça Graúna é a do calor.
a) Em sua opinião, o que esse objeto representa no contexto do poema?
b) E as contas do colar?
3. Alguns elementos da natureza são personificados no poema.
a) Quais são esses elementos?
b) De que forma é construída essa personificação?
4. O que as imagens poéticas e formas de representação presentes no poema podem revelar sobre a maneira de a porta ver o mundo e de interpretá-lo?
5. As contas do colar são de quatro cores diferentes: amarela, vermelha, branca e negra
a) Em sua opinião, a que essas cores poderiam ser relacionadas no contexto do poema?
b) No poema, como o eu poético entende a relação entre essas quatro cores?
Respostas
- @mistura de etnias b) como alguém que carrega uma dor.
- @na minha opinião é a União de vários povos. b) são a mistura de povos e histórias.
- @ são o sol, terra e lua.b) eles são usados como familiares ( irmãos e irmãs e mãe).
- Ela expressa toda dor que sente por ser excluída pelo fato de ser Índia.
- @ união de povos. b) união.
- Brasil.
- @que eles não eram valorizados como povo, e não tinham voz. b) pq eles não eram ouvidos pela sociedade era um povo sem voz ativa, sem direitos e igualdade.
- @ pq eles eram excluídos ou seja representados. b) largados sem apoio e sem direitos.
- @ em cada parto e canção de partida. b) refúgio e energia.
- A1/ B2 / C3 / D 5 e 6 / E 7.
- Ela tem lugqr de fala para falar e expressar a dor e a convivência do seu povo.
1) a) O texto aborda a diversidade por meio da reflexão sobre diferentes etnias.
b) Conforme o título do texto, ele se apresenta como um peregrino.
2) a) O colar pode representar as bagagens históricas que são levadas pelo eu-lírico do poema.
b) Podem representar as diferentes histórias.
3) a) É possível citar a terra, o sol e a lua.
b) Estes elementos são nomeados como Mãe Terra, Irmão Sol e Irmã Lua.
4) As imagens poéticas mostram ao leitor que o eu-lírico analisa o mundo de forma poética, assim, o interpreta com metáforas, comparações e personificações.
5) a) As cores podem ser relacionadas às etnias como a branca, a parda, a negra e a indígena.
b) Entende-se que sim, contudo, o eu-lírico utiliza da imagem poética para reforçar estes aspectos.
O que é o fazer poético?
É o processo de fazer um poema ou poesia, assim, há produções que falar sobre este processo, isto é, um poema que fala sobre o processo de escrever um poema. Nesta situação se usa a expressão "fazer poético" para representá-la.
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