Descreva resumidamente como ocorre a sensibilização no filme Radiográfico pelos fótons de Raios-X, transformando a imagem aérea numa imagem latente
Respostas
Resposta:
Formação da Imagem Latente
A emulsão do filme consiste de cristais fotossensíveis contendo, principalmente, brometo de prata suspensos em um veículo e depositados sobre uma fina folha de base plástica transparente. Cada cristal possui vários locais sensíveis, os quais começam o processo de formação da imagem pela captura dos elétrons formados quando a emulsão é irradiada. A exposição à radiação altera quimicamente a fotossensibilidade dos cristais halogenados de prata, produzindo a imagem latente.
O processamento do filme exposto no revelador e fixador converte a imagem latente numa imagem radiográfica visível. Quando o íon prata encontra um local sensível carregado negativamente, ele é reduzido e forma um átomo neutro de prata metálica. Os locais contendo este átomo de prata neutro são agora denominados de locais de imagem latente.
O átomo neutro de prata em cada local de imagem latente confere a sensibilidade do cristal para a revelação e formação da imagem. Quanto maior a agregação dos átomos neutros de prata, maior a sensibilidade dos cristais aos efeitos do revelador. O revelador converte os cristais de brometo de prata com átomos de prata neutros depositados nos locais de imagem latente em grãos de prata metálica negra sólida.
O fixador remove os cristais de brometo de prata não expostos e não revelados deixando o filme claro nas áreas não expostas. Assim, a imagem radiográfica é composta de áreas claras (radiopacas), onde poucos fótons alcançaram o filme, e áreas escuras (radiolúcidas), que foram atingidas por muitos fótons.
Soluções de Processamento
Explicação:O processamento radiográfico envolve os procedimentosa seguir:
1. Imergir o filme exposto no revelador.
2. Enxaguar o filme em água corrente.
3. Imergir o filme no fixador.
4. Lavar o filme em água corrente.
5. Secar o filme e montá-lo para visibilidade.