Respostas
Bráulio Bessa Uchoa é um poeta, cordelista, declamador e palestrante brasileiro. Ficou famoso após postar vídeos na internet para resgatar a tradicional literatura de cordel. Suas marcas registradas são sotaque e o inseparável chapéu. Ele também é o criador do projeto ‘Nação Nordestina’, que divulga a cultura do Nordeste na internet e que tem mais de um milhão de fãs/seguidores, o que o consagrou como ativista. Por tudo isso, Bráulio ganhou a alcunha de "embaixador do Nordeste".
Em abril de 2017, com inspiração na poesia de Patativa do Assaré, Bráulio lançou o livro "Poesia com Rapadura"
Em julho de 2018, lançou o livro "Poesia que Transforma". O livro permaneceu por 18 semanas consecutivas na lista de mais vendidos do Brasil.
Espero ter ajudado.
Consultor de Cultura Nordestina.
Explicação:Resposta:
Bráulio Bessa se define como um fazedor de poesia. O rapaz foi o artista mais assistido e partilhado nas redes sociais da Globo durante o ano de 2017.
O poeta nasceu em Alto Santo (interior do Ceará) no dia 23 de julho de 1985.
Quando tinha apenas 14 anos, Bráulio começou a escrever poesia popular - inspirado no seu principal ídolo, o poeta Patativa do Assaré.
Aos 26 anos lançou a página Nação Nordestina no Facebook e teve enorme repercussão online - o vídeo declamando o poema Nordeste independente viralizou de tal forma que chamou a atenção de produtores de televisão.
Graças a esse vídeo, Bráulio foi convidado para participar de um programa da Fátima Bernardes em 2015, onde declamou os seus poemas.
O público gostou tanto da participação que Bráulio acabou ganhando um quadro fixo a partir de outubro de 2015 chamado Orgulho de ser nordestino. Com participação constante no programa matinal se tornou Consultor de Cultura Nordestina.