• Matéria: Ed. Física
  • Autor: euamocantar14
  • Perguntado 5 anos atrás

Quais os casos mais comuns de doenças causadas pelo uso contínuo de drogas ilícitas no aparelho respiratório?​

Respostas

respondido por: juliasmonteiro2006
2

Enfisema pulmonar : os pulmões perdem a elasticidade, o que leva à destruição dos alvéolos, que são estruturas responsáveis pela troca de oxigênio.

Insuficiência renal e hepática: disfunções do fígado em desempenhar suas funções normais de metabolizar e sintetizar proteínas e auto regeneração.

Distúrbios comportamentais: As drogas podem possuir efeitos estimulantes, depressores ou perturbadores do sistema nervoso, o que pode resultar em depressão, euforia ou perda do sentido da realidade, por exemplo, dependendo da droga consumida.

Desnutrição: O uso de alguns tipos de droga, principalmente as estimulantes, como o crack e a cocaína, comprometem o sistema que regula a fome. Assim, a pessoa não come de forma adequada e, consequentemente, não consegue ter todos os nutrientes essenciais para que seja estabelecido o bem-estar, ficando desnutrido.

Comprometimento cerebral:

Devido ao efeito no sistema nervoso, o uso constante e excessivo de drogas pode ocasionar lesões permanentes no cérebro e destruição de neurônios, comprometendo assim todo o estado de saúde da pessoa.

Doenças sexualmente transmissíveis :

A droga não leva à ocorrência de doenças sexualmente transmissíveis diretamente, no entanto o uso de drogas injetáveis como heroína, por exemplo, principalmente quando a agulha é compartilhada entre diferentes pessoas, podendo aumentar as chances do desenvolvimento de DSTs, como a gonorreia e a sífilis, por exemplo, já que o agente causador da doença pode estar presente na circulação sanguínea.


juliasmonteiro2006: Espero ter ajudado ;)
Perguntas similares