Respostas
Resposta:
Durante séculos, o homem vem estudando a Lua e tentando descobrir como ela se formou e como passou a orbitar a Terra. O que se sabe, no entanto, é que nosso satélite natural é essencial para que haja vida por aqui.
A força da gravidade que a Lua exerce sobre a Terra e que a Terra exerce sobre a Lua causa uma espécie de cabo de guerra - chamado de puxão gravitacional. Isso faz com que grandes massas de água, como os oceanos, se movam dependendo da posição da Lua em relação à Terra.
Essa movimentação também acontece no material que existe no interior da Terra. Ao se mover, ele se torna muito aquecido, derretendo o silicato presente ali e formando o manto e o magma. Isso faz com que o planeta se mantenha vivo, em constante movimento.
A gravidade também estabiliza o movimento de rotação do nosso planeta, evitando mudanças em seu eixo. E é graças a esse eixo de rotação que, durante o ano, há uma alternância dos hemisférios que se voltam para o Sol. É também por isso que existem as quatro estações do ano, que mantém as zonas climáticas em equilíbrio. Tudo isso é essencial para que os seres vivos tenham condições de se desenvolver.
A Lua também funciona como um escudo para a Terra, protegendo nosso planeta de grandes asteroides ou cometas.