Respostas
Resposta:
sim. Muitas pessoas confundem gerúndio e gerundismo, e a forma nominal, que antes do modismo linguístico era apenas mais um elemento de nosso vernáculo, passou a ser vista com maus olhos. Algumas pessoas têm evitado o gerúndio por não saberem como usar adequadamente essa forma nominal. Para acabar de vez com essas dúvidas, observe as definições das palavras gerúndio e gerundismo e entenda a importância de se demarcar as devidas diferenças:
Gerúndio: palavra derivada do latim gerundium, é empregada para denominar uma forma nominal e invariável do verbo, podendo ter valor correspondente de um advérbio ou de um adjetivo. Sua principal característica é conferir ao verbo uma ideia de continuidade, ou seja, de uma ação que ainda está em andamento e que, por isso, não foi finalizada.
Gerundismo: O gerundismo é considerado um vício de linguagem, um modismo que utiliza de maneira inadequada a forma nominal gerúndio. Na tentativa de reforçar uma ideia de continuidade de um verbo no futuro, acabamos complicando o que já é suficientemente complicado, e o que antes podia ser dito de maneira mais econômica e direta, foi substituído por uma intrincada estrutura que prefere utilizar três verbos a apenas um ou dois.
Explicação:
Resposta: Assim, brincadeirinhas à parte, antes de tudo, é preciso elucidar que, de acordo com a norma culta vigente, o gerúndio é uma FORMA NOMINAL do verbo, ou seja, uma forma verbal que não possui flexão de tempo e modo.
Espero ter te ajudado(♥→o←♥)