1- A Inglaterra iniciou um projeto de retaliação ao Brasil criando a Emenda Bill Aberdeen, que autorizava a Marinha britânica apreender todo navio que estivesse traficando pessoas negras e livres, com a finalidade de serem escravizadas no Brasil. Identifique nas alternativas abaixo a decisão tomada pelo Brasil que motivou essa retaliação.
A- O Brasil aprovou a Lei Eusébio de Queirós que aboliu o tráfico para nosso país.
B- O Brasil aprovou a Tarifa Alves Branco que colocava as tarifas sobre os produtos ingleses em igualdade de condições com as tarifas dos demais países.
C- O Brasil rompeu relações comerciais com a Inglaterra em função da “Questão Christie”.
D- Diversos movimentos abolicionistas cresciam no Brasil, contrariando os interesses da Inglaterra.
E- O Brasil manteve a tarifa alfandegária dos produtos britânicos em 15%, forçando a baixa no valor dos produtos britânicos.
Respostas
Resposta:
A- O Brasil aprovou a Lei Eusébio de Queirós que aboliu o tráfico para nosso país.
Explicação:
Foi nesse contexto que se propôs a Lei Eusébio de Queirós, que proibia definitivamente o tráfico negreiro no Brasil. A lei, porém, não tinha caráter humanitário, mas visava, unicamente, a resguardar a posição do Brasil internacionalmente. Com essa lei, uma guerra contra os britânicos seria evitada e, além disso, a economia brasileira não sofreria com possíveis sanções tomadas pela Inglaterra.
Isso fica evidente, principalmente, porque se analisado a quantidade de africanos enviados para o Brasil, entre 1845-1850, percebeu-se que a entrada dos africanos no Brasil continuou elevada (a média anual estava em torno de 40 mil africanos). O Bill Aberdeen, portanto, falhou no seu ponto essencial – impedir a entrada de africanos no Brasil – mas, por outro lado, conseguiu pressionar o Brasil e colocá-lo em uma situação em que ele foi forçado a proibir o tráfico definitivamente.
Espero ter ajudado :)