quais as semelhanças que percebemos no processo de redemocratização dos países da América Latina
Respostas
Resposta:
A atuação de movimentos sociais contribuíram para insuflar a sociedade contra os regimes autoritários que vigoraram na América latina, no Brasil e no Chile nota-se a organização massiva da classe artística e movimentos estudantis que clamavam pelo voto direto, no Brasil o ato mais marcante deste período ficou conhecido como movimento das Diretas já.
Na Argentina também havia resistência política dentro do governo, entretanto o populismo de Peron contribuiu para enfraquecer o regime militar instaurado no país, embora o peronismo não tenha conquistado o poder, a partir de suas reivindicações foi possível garantir um novo presidente democraticamente eleito no país.
Com o fim da guerra fria muitos países governados por ditaduras militares também tiveram consequências econômicas severas, visto que os Estados Unidos não precisava continuar financiando aliados.
No geral não é possível tirar uma conclusão comum sobre quais foram as razões que levaram a redemocratização dos países da América Latina, haja vista que cada país teve seus movimentos em momentos diferentes, no Brasil por exemplo a redemocratização ocorreu antes da queda do muro de Berlin.