01 - (IFB 2016) Leia atentamente as proposições abaixo sobre “Identidade Cultural”.
I) Aponta para um sistema de representação (elementos de simbolização e procedimentos de encenação desses elementos) das relações entre os indivíduos e os grupos e entre esses e território de reprodução e produção, seu meio, seu espaço e seu tempo.
II) Hoje o conceito de identidade (como um conceito duro, fechado, igual a si mesmo ao longo do tempo) está sendo substituído pelo de “identificação: mais do que um sistema, armado por unidades significantes estáveis a que correspondem unidades de significado perenes, o que se teria hoje seria um processo de unidades cambiantes, como significantes e significados, no qual os indivíduos e grupos entram e do qual saem intermitentemente, ao sabor de motivações de diversificada origem.
III) Na dinâmica cultural contemporânea a identidade cultural transforma-se em processo de construção continuada (montagem e desmontagem, formação e reformulação), deixando de apresentar-se como entidade estável.
IV) A identidade cultural de um pequeno grupo tende a se estabilizar quando este amadurece, passando a ser um núcleo estável e imutável de reconhecimento dos indivíduos enquanto pertencentes àquele grupo.
Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS:
A) I, II, IV
B) I, II, III
C) III, IV
D) II, IV
E) I, II
Respostas
I é verdadeira, de modo que a "Identidade Cultural" de um grupo é um conjunto de todas as coisas (músicas, vestimentas, formas de se comportar, crenças religiosas e políticas, etc.) que são construídas por este grupo para explicar o mundo em que vive, por exemplo.
II é verdadeira, tendo sido o conceito tradicional de identidade, que a via como algo imutável e que está associado com os primórdios da Filosofia Grega, sendo substituído pelo entendimento de uma Identidade Fluída.
III é verdadeira, já que é algo que se constrói no decorrer do tempo, mudando de tempos em tempos e de um lugar para o outro, não permanecendo sempre a mesma.
IV é falsa por aquilo exposto em II, representando uma compreensão cada vez menos acreditada de Identidade.
É correta a alternativa B.