2. Rousseau era um pensador iluminista e sua obra visava estimular o pensamento racional. Que questionamentos ele fez em sua obra?
Respostas
Resposta:
não sei negaou nego me perdoa sou muito burra
Resposta:
Rousseau faz o questionamento racionalista da seguinte forma: "O homem nasce livre, e por toda a parte encontra-se a ferros". Com isso, ele quer dizer que o homem possui uma natureza boa que é corrompida pelo processo civilizador.
Seria, na verdade, que não há sã razão em um coração corrompido, e que a consciência mesma deve servir de princípio ou de regra para a razão, a qual, sem esse guia, risca de “extraviar-se de erro em erro” e de engendrar os piores sofismas.
Rousseau diz que a natureza humana é boa e gentil, e que o que a corrompeu foi a sociedade civil, então ele vai dizer em sua obra que a razão sem a piedade é insuficiente.
Explicação:
"Ao contrário de todos os outros iluministas, Rousseau não acreditava no individualismo, indo contra as teorias liberalistas da época. Para ele, com a igualdade não seria possível que as pessoas tivessem propriedades privadas, e que o bem estar social só seria possível se a posse de bens acabasse. Ou seja: nada de bens próprios para ninguém, todo mundo deveria ter as mesmas coisas, ser tratado da mesma forma, ter o mesmo poder.
Ele foi o primeiro pensador a questionar em plena vigência do Iluminismo."
Espero ter ajudado!!!