''independencia ou morte'' esta frase atribuida a D.Pedro,rompia os nossos laços de dependencia com Portugal e tornava o Brasil politicamente idependente.Em pleno seculo 21 o Brasil ainda é depedente economicamente,na sua opniao,o que falta para a nossa total indepedencia?
Respostas
Resposta:
o Brasil de certa forma era independente em 1822 quando veio a independência. O país era oficialmente Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, parecido com o Reino Unido hoje, onde Canadá e Austrália possuem a mesma rainha (Elizabeth II) mas, mesmo assim são de certa forma independentes. Após a independência, o Brasil ficou com uma dívida com a Inglaterra. Portugal já devia a Inglaterra graças ao tratado de Methuen e o acordo da independência transferiu essa dívida para o Brasil.
o Brasil só conseguiu pagar esta dívida após o golpe da República, porém, como a República surgiu via golpe de estado, o Brasil teve que deixar a política externa da Europa e a transferiu para os EUA. Isso aconteceu no ano de 1890 quando o Brasil assinou o tratado de Arbitramento Internacional dos EUA, assinado por Quintino Bocaiuva. Em troca de ser reconhecido como governo legítimo internacionalmente, o Brasil se tornou um país submisso aos Estados Unidos da América e isso acabou fazendo com que não desenvolvessemos nossas forças armadas, nossa indústria e nossa infraestrutura.
a submissão aos EUA, iniciada em 1890, é talvez um dos principais problemas economicos do Brasil. Desde então nunca fomos capazes de nos dedenvolver e sempre pemitimos que multinacionais explorassem nossos recursos.
O livro 'ABC do Entreguismo' escrito no ano de 1980 mostra bem como essa submissão vem nos levando à ruína: Das maiores empresas que atuam no Brasil explorando nossos recursos, pouquíssimas são nacionais.
Para nossa total independência, é necessário deixar de depender de nações estrangeiras como China e Estados Unidos, fortalecer a indústria nacional, incentivar empreendedores nacionais a produzirem mais abaixando impostos para que estes possam competir de igual para igual com as grandes corporações capitalistas mundiais. Desta forma, conseguiremos desenvolver uma economia nacional forte, capaz de se expandir na América do Sul.