• Matéria: Artes
  • Autor: valeyanncraftbr
  • Perguntado 5 anos atrás

Responda

ARTE, CIÊNCIA E LITERATURA NO SÉCULO XIX A euforia tecnológica propagada pela Revolução Industrial marcou o século XIX como um período de ascensão de diversas áreas do conhecimento. Os assuntos de ordem científica e estética passaram a despertar o interesse de um grande público. Várias nações criaram instituições que buscavam o desen- volvimento de estudos em prol do progresso da ciência. Nesse mesmo período, o termo “cientista” foi cunhado e a obra “A origem das espécies”, de Charles Darwin, ganhou popularidade.

No século XIX são feitas tentativas de organizar e sistematizar diversas áreas do conhecimento ocidental. São criadas, portanto, escolas politécnicas, museus, sociedades científicas, etc. na euforia do saber técnico. As ciências exatas, por exemplo, ganharam grande impulso na medida em que o desenvolvimento tecnológico vinculava-se com o desenvolvimento industrial. A Física, a Química fina e a Metalurgia foram as principais áreas de desenvolvimento científico. E, influenciadas por essas mudanças, as ciências humanas também observaram o surgimento de novas áreas como a Sociologia e a Psicologia. A esfera artistica foi afetada pelo individualismo e o ritmo frenético dos ambientes urbanos, impulsionando a criação de novos movimentos o Romantismo, por exemplo, criticava as mudanças da sociedade industrial e buscava refúgio na vida proxima à natureza e a exaltação dos sentimentos amorosos.Muitos dos participantes destes movimentos também atacavam o mundo em que viviam tecendo obras onde o drama e a opressão das camadas mais populares eram costumeiramente representadas.

Essas correntes mais constestadoras na segunda metade do século XX, perderam espaço para o parnasianismo. O parnasianismo, pautavam uma concepção de elogio ao Belo, considerando que a Arte seria um campo autônomo que não deveria se ocupar com conflitos e horrores da condição social humana. Em contrapartida, a corrente Naturalista e Realista, valorizavam as contradições das relações humanas e a reflexão do mundo vivido. Nesse mesmo período também, se estabelece uma literatura engajada e fortimente enfluenciada pelo pensamento. Na literatura, retornan-se padrões estéticos passados.
O estilo gótico medieval mais uma vez apareceu entre as construções. Na França, O Art Noveau valorizava a decoração arquitetônica com o uso de linhas sinuosas e inspiração em elementos da natureza.

Além disso, o uso do concreto armado viabilizou o aumento das construções prediais e a elaboração de desenhos arquitetônicos cada vez mais arrojados. Foi nessa época que os arranhas-céus começaram a dominar o ambiente das grandes cidades contemporâneas. Na pintura, podemos detectar uma grande via de dialógo com as correntes liteerárias. O Realismo procurou retratar situações cotidianas e trazer um equilíbrio entre o rigor estético e a expressaão dos sentimentos. Outra importante corrente nascida no período foi a Impressionista. Valorizando a sensação causada pelas cores, retratavam diferentes situações de mundanas. A músia tambem viveu grandes mudanças tanto no campo erudito quanto no popular. O predominante romantismo da obra de Beethoven abriu portas para uma rica geração de compositores. Stravinski e Schönberg buscaram grandes rupturas com o sistema musical classico, criando o sistema dodecafônico. Outra grande mudança foi concebida na música popular Até, então, a música popular erra considerada rude e sem maiores rigores ou complexidades. Outra grande mudança foi concebida na música popular. Até então, a música popular era considerada um tipo de música rude e sem maiores rigores ou complexidades.
O jazz apareceu com uma novidade de musical arraigada nas periferias das metrópoles norte-americanas spirituals (cânticos). Influenciado pelo blues, work-songs e de trabalhadores negros em regiões rurais dos EUA), O jazz mostrou uma complexidade estética que questionava a separação da cultura erudita e popular.


1-Qual foi a Revolução que influenciou as mudanças no século XIX? Explique com suas palavras quais foram as mudanças

2-Responda com base no texto. Qual era as características do Romantismo no século XIX?



3-Explique quais eram as diferenças entre o “Parnasianismo” e o “Naturalismo / Realismo”.


4-O cinema é conhecido como a “sétima arte”. Na sua opinião, qual é a importância do surgimento do cinema para as artes? Você gosta de assistir filmes, comente um pouco sobre os filmes que você conhece?

Respostas

respondido por: Isacrisnunes
28

Resposta: 1- A revolução que influenciou as mudanças no século XIX é a Revolução industrial. A Revolução industrial teve influencia direta com alterações de naturezas culturais, sociais e econômicas como a terceira revolução industrial. Sendo diferentes das anteriores por apresentar uma inovação e a tecnológica.

2- Resposta: geração — As características centrais do romantismo viriam a ser o lirismo, o subjetivismo, o sonho de um lado, o exagero, a busca pelo exótico e pelo inóspito de outro

3-O Parnasianismo é uma escola literária essencialmente poética, um estilo que se desenvolveu na poesia, objetivava a retomada da cultura clássica. O Naturalismo é um movimento caracterizado por ser literário e artístico, marcado por ser a radicalização do realismo

4-A arte cinematográfica possui uma capacidade de difusão entre os indivíduos, a qual pode criar diversas ideias, sentimentos, percepções a respeito das relações em que vivem, assim como, despertar algum tipo de questionamento a partir das imagens transmitidas através dos filmes.

coloca como melhor resposta por favor


valeyanncraftbr: o incone nao esta mostrando aqui de "melhor resposta" não estar aparecendo n
valeyanncraftbr: mais eu considero como melhor respota
barbosamattheus10: obrigado por ajudar
Isacrisnunes: dnd
Perguntas similares