Respostas
Resposta:
Conhecendo os povos indígenas
Cada povo indígena possui sua própria cultura, isto é, crenças, língua e a sua maneira de pensar, trabalhar e se relacionar com a natureza e outros povos.
Com isso, é importante ter em mente que existem várias etnias, cada uma com as suas particularidades.
A cultura indígena marcou intensamente nosso modo de ser, influenciando nossos hábitos e língua. No entanto, pouco sabemos sobre sua contribuição para a história e a cultura de nosso país.
Agora, vejamos algumas diferenças e semelhanças entre os povos indígenas:
Diferenças
Algumas diferenças que podem ser apontadas são os traços físicos e a língua falada.
Há cerca de 180 línguas indígenas faladas no território brasileiro. Os dois troncos linguísticos principais no Brasil são o Tupi e o Macro-Jê.
Semelhanças
Existem alguns traços comuns que os diferenciam das pessoas não indígenas. O primeiro que será citado é o domínio da terra. Para os povos indígenas, a terra é das pessoas que vivem nas aldeias.
Enquanto um grupo de indivíduos estiver trabalhando em uma área, tudo o que for produzido ali, incluindo a própria terra, lhe pertence.
Com isso, a posse da terra se torna coletiva. Diferentemente do que ocorre na sociedade capitalista, em que a terra, na maioria das vezes, é uma mercadoria que serve parar gerar riqueza.
Os serviços são divididos de acordo com a força e a capacidade do indivíduo. Assim, algumas tarefas são desempenhadas pelos homens e outras pelas mulheres, idosos e crianças.
Explicação passo-a-passo: