• Matéria: Filosofia
  • Autor: erikacarolinacardoso
  • Perguntado 5 anos atrás

O filósofo grego Platão criou em seus texto várias alegorias para expor suas doutrinas. A mais conhecida é o mito da caverna que nos ajuda a entender a evolução do processo de conhecimento. Descreva de acordo com essa alegoria. Como platão elaborou uma doutrina política e em seu livro "A República". Como ele imaginou uma sociedade ideal?

Respostas

respondido por: agataxx
5

Resposta:Platão elaborou uma teoria metafísica dualista, que divide o mundo em duas categorias: o Mundo das Ideias e das Formas e o mundo sensível.

O primeiro, que deve ser escrito com letra maiúscula, seria a realidade intelectual, verdadeira e acessada apenas por meio da capacidade racional do ser humano. Nesse Mundo das Ideias, estariam as essências das coisas, os conceitos, as Ideias fixas e imutáveis que descrevem essencialmente cada ser ou objeto existente. Já o mundo sensível seria a realidade com a qual nos defrontamos em nosso cotidiano básico, acessada por meio de nossa experiência sensível. Essa realidade é ilusória, enganosa e inferior, levando o ser humano ao erro, causado pelas aparências das coisas do mundo, que não correspondem às essências.

Explicação:confiaa

respondido por: alineschneider3
3

Resposta: Aplicando sua filosofia, Platão imaginou na "República", uma sociedade ideal dividida em três classes, levando em conta a capacidade intelectual de cada indivíduo.

Explicação:

A primeira camada, mais presa às necessidades do corpo, seria encarregada da produção e distribuição de gêneros para toda a comunidade: lavradores, artífices e comerciantes.

A segunda classe, mais empreendedora se dedicava à defesa: os soldados. A classe superior, capacitada para servir-se da razão, seria a dos intelectuais, com poder político, assim os reis teriam de ser escolhidos entre os filósofos.

Perguntas similares