URGENTE! Pfvr ajudemmmmm!!!!
Qual é o contexto externo e interno que influenciou a ocorrência das revoltas mineira e baiana?
Respostas
Resposta:
Impostos, a influência do iluminismo, a queda no preço do açúcar e forte opressão por parte do governo foram alguns dos principais gatilhos para as revoltas. Salvador vivia uma grave crise econômica desde que o açúcar começou a se desvalorizar, e em Minas houve uma forte "ajuda" da elite local, essa insatisfeita com a cobrança exagerada de impostos e a fiscalização que era um empecilho para os mesmos. Em resumo, em parceria com a elite, populares se mostraram insatisfeitos com o cenário político e exigiam algumas coisas.
A escravidão foi bastante pautada na Conjuração Baiana, esses sendo favoráveis à abolição e realizando uma ampla divulgação de panfletos sobre o tema - afinal boa parte dos participantes vinha de origens desfavorecidas. Já no caso dos mineiros foi um tanto diferente, a forte presença da elite escravagista fez com que essa pauta não ganhasse muita força durante as revoltas porque isso não vinha de encontro com o que a elite mineira desejava (e o movimento estava nas mãos deles, não do povo).
Ambas as revoltas tinham diferentes interesses, afinal elas eram influenciadas por diferentes vertentes. Os mineiros tinham uma influência considerável da elite, e por isso os pensamentos burgueses dos iluministas europeus foram essenciais para os protestos. Já os baianos eram mais radicais e subversivos - para a época, claro -, abandonando a influência da elite e tomando o poder da tentativa de revolução somente para os populares.
Abração, espero ter ajudado :)