• Matéria: História
  • Autor: nbvsv
  • Perguntado 9 anos atrás

A confederação do equador foi um movimento que pretendeu buscar a emancipação politica de algumas províncias do império do brasil, mas também foi uma resposta dos liberais em relação as medidas centralizadoras estabelecidas pelo governo de d. pedro I. Quais eram essas medidas?o que desejavam os liberais?

Respostas

respondido por: BrunoAMS
29
Com a independência do Brasil em 1822 e a criação da Constituição em 1824, o Brasil entrou numa nova fase. O Imperador centralizou o poder em suas mãos, apesar da criação de outros 3 poderes. 

O Voto era censitário e somente homens, com mais de 25 anos e com renda mínima de 100 mil - réis podia votar nas paróquias, o dobro para eleitores das províncias e muito além para se candidatar a um novo cargo do governo. Restringindo assim o direito do voto a uma parcela mínima de da população do reino.

As províncias não tinham autonomia e eram administradas por um presidente escolhido pelo Imperador. Todas essas medidas só evidenciaram a exclusão gerada pela nova constituição implantada.

A Confederação do Equador surgiu em Pernambuco, mas logo ganhou o apoio de outros estados. Ela resistia as medidas centralizadoras tomadas por Dom Pedro e tinham interesses de se separar do território brasileiro. Sua intenção era criar uma nação republicana e liberal, independente do império.








respondido por: luizotavio1310i
9

Resposta:

A medida centralizadora foi a criação do poder Moderador. O liberais desejavam maior autonomia política para as suas províncias.

Perguntas similares