Respostas
Resposta:
Um novo vírus se origina na China, provavelmente de um animal silvestre. Entra em contato com os humanos e, em poucos dias, já infecta centenas de pessoas em diversos países.
Os sintomas são similares a uma gripe, porém mais severos. Enquanto milhares de pessoas morrem, governo e órgãos de saúde correm contra o tempo para testar medicamentos e uma vacina capaz de imunizar a população. Em meio a isso, fronteiras fecham, a circulação é restrita e aos supermercados se esvaziam.
A descrição acima se encaixa facilmente na recente pandemia causada pelo novo coronavírus. Mas ela também é um resumo da história do filme Contágio, um suspense de 2011 e que voltou à tona em 2020 graças ao novo surto.
Dirigido por Steven Soderbergh (Traffic, Onze Homens e um Segredo), Contágio se tornou um dos filmes mais comentados no Letterboxd, rede social focada em cinema, e está na segunda posição na lista de filmes mais procurados do catálogo da Warner Bros. – atrás apenas da saga Harry Potter. Em dezembro, vale dizer, a produção estava em 270º lugar nessa mesma lista.
Contágio é um ótimo thriller de suspense, mas seu chamariz, agora, é outro: o tom profético de como a pandemia de coronavírus poderia se desenrolar. De fato, muitos elementos são similares (por vezes, quase idênticos). Mas não tem mistério. A semelhança entre os casos de MEV-1 (o vírus fictício do filme) com o Sars-Cov-2 (o vírus da Covid-19) não tem origem mística ou do acaso, mas sim da ciência.
Explicação:
espero ter ajudado