Quando falamos em educação no Brasil, aquela formal, institucionalizada, lembramo-nos da presença dos jesuítas. Os padres da Ordem Inaciana que se instalaram durante a colonização e tinham como principal atividade a conversão ao cristianismo dos nativos e a educação da elite colonial. Os padres se instalavam no interior para converter os nativos fundando aldeamentos e redução. O trabalho de catequizar exigia o enfrentamento com os nativos que nem sempre recebiam bem o padre inaciano. Sobre as características da educação jesuíta e o trabalho de conversão dos nativos, julgue as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
1- Os jesuítas foram limitados em sua ação. Não eram educadores e não tinham nenhum preparo para lidar com os nativos. Em grande parte as redução e aldeamentos dos nativos foi um fracasso. Por iniciativa própria, os inacianos abandonaram o Brasil em 1762.
2- Uma educação rígida, marcada pela disciplina corporal e também pela repetição e memorização do conteúdo, os jesuítas foram rígidos na conversão dos índios ao cristianismo.
3- Os inacianos separavam as crianças dos adultos para que os últimos não corrompessem a educação dos primeiros. Eles consideravam que era necessário moldar as crianças à educação cristã, o que não ocorreria se os pais continuassem a manter as tradições nativas.
4- Os jesuítas consideravam que a educação tinha que ser aplicada para retirar os nativos da ignorância. Para eles, a forma de vida dos índios contrariava o bom comportamento do cristão. Contudo, vale ressaltar que, a Ordem Jesuíta combateu o bandeirantismo que desejava capturar os nativos para a escravidão.
ALTERNATIVAS
Somente as alternativas 1, 2 e 3 estão corretas.
Somente as alternativas 1, 3 e 4 estão corretas.
Somente as alternativas 1, 2 e 4 estão corretas.
Somente as alternativas 2, 3 e 4 estão corretas.
Todas as alternativas estão corretas.
Respostas
respondido por:
4
Somente as alternativas 2, 3 e 4 estão corretas.
lucymara27:
tbm essa
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás