Leia os textos abaixo e responda o que se pede:
Texto I
“O processo de apagamento e de desvalorização da matriz africana se produz de diversas maneiras, concomitantes e articuladas entre si. Vai da perversidade do preconceito racial velado ou explícito e da violência pura e simples, como a que atingiu os cultos religiosos e a violência explícita contra a população negra, até formas mais sutis de confinamentos das práticas sociais e culturais de origem africana a nichos específicos, tidos como populares, por oposição a uma cultura dita erudita e, portanto, mais valorizada socialmente.”
(GURAN, Milton. No fio mágico do cordão da memória. In: Roteiro da Herança Africana no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2018. pp. 10-14, adaptado).
Texto II
“Então, é assim que se cria uma única história: mostre um povo como uma coisa, como somente uma coisa, repetidamente, e será o que ele se tornará. [...] A “única história cria estereótipos”. E o problema com estereótipos não é que eles sejam mentira, mas que eles sejam incompletos. Eles fazem uma história tornar-se a única história. [...] Histórias importam. Muitas histórias importam. Histórias têm sido usadas para expropriar e tornar maligno. Mas histórias podem também ser usadas para capacitar e humanizar. Histórias podem destruir a dignidade de um povo, mas histórias também podem reparar essa dignidade perdida.”
(ADICHIE, Chimamanda. Os perigos da história única. São Paulo: Companhia das Letras, 2018. pp. 16-18).
A partir dos textos acima, sobre a relação entre a escravidão de negros escravizados e o racismo estrutural da sociedade brasileira podemos afirmar:
A.
a escravidão presente entre os séculos XVI ao XIX deixou uma herança na sociedade brasileira, marcando a desigualdade social entre brancos e negros da qual não temos nada a fazer para alterar a situação.
B.
o período da escravidão da população negra foi um dos capítulos mais tristes da história do nosso país. Porém, foram superadas quaisquer divisões sociais entre brancos e negros após a abolição e hoje podemos falar que existe uma real igualdade social entre todos os brasileiros.
C.
por meio da escravidão, a população afrodescendente foi marginalizada na sociedade brasileira, formando o racismo estrutural. Ele se baseia na criação de estereótipos da população negra e dá origem a variadas formas de violência racial.
D.
a sociedade brasileira, após a abolição da escravidão, seguiu o pensamento exposto por Chimamanda Adichie, criando uma diversidade de narrativas sobre a realidade social brasileira que extinguiu o racismo do nosso cotidiano.
Respostas
respondido por:
0
então então você vai lá só por associação brasileira pode a política da escola do mc Gui então só você pesquisar
Perguntas similares
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás