Com base no plano UE 2050, a União Europeia tem desenvolvido uma série de programas para diminuir os impactos ambientais até o ano de 2050. Leia, a seguir, uma parte do texto desse projeto, que se refere à redução do uso dos combustíveis fósseis.
[...] Reduzir a dependência da Europa dos combustíveis fósseis, limitando o consumo de energia e promovendo a mudança para fontes de energia alternativas, é essencial para se atingirem os objetivos de política climática da UE 2050. Isto poderia também trazer benefícios substanciais adicionais ao nível econômico, ambiental e social. Os combustíveis fósseis são responsáveis pela maior parte das emissões de poluentes como óxidos de enxofre (SOX), óxidos nitrosos (NOX) e matéria particulada. Adicionalmente, a dependência crescente da Europa em relação às importações de combustíveis fósseis torna-a vulnerável a constrangimentos de fornecimento e volatilidade de preços, especialmente tendo em conta a procura crescente de energia das economias em grande crescimento do leste e sudoeste asiático. Em 2011, 56% de todos os combustíveis fósseis consumidos na UE eram importados, em comparação com 45% em 1990.
O AMBIENTE na Europa: Estado e perspectivas 2015 – Relatório síntese. Agência Europeia do Ambiente. Disponível em: . Acesso em: 10 set. 2016.
Após análise do texto, identifique as alternativas corretas.
I. As leis ambientais na Europa ficaram mais rígidas, como no caso da indústria automotiva, que deve obedecer aos limites máximos de emissão de CO2.
II. A redução do uso de combustíveis fósseis pela União Europeia não é viável economicamente, pois a torna vulnerável ao fornecimento e alterações de preços determinados pelos países produtores.
III. No caso do óleo diesel, utilizado principalmente por caminhões e ônibus, a lei determina que, na União Europeia, a sua composição deve respeitar o limite de 10 ppm (parte por milhão) de enxofre, elemento altamente poluente.
IV. Apesar do desenvolvimento de planos para diminuir o uso de combustíveis fósseis, a União Europeia não tem sido bem-sucedida ao incentivar o uso de combustíveis alternativos, como o biodiesel, por exemplo.
V. O desenvolvimento local de energias alternativas aos combustíveis fósseis seria favorável à União Europeia, que dependeria menos de outros países para o fornecimento desses combustíveis, já que a maior parte deles é importada.
A
I, II e IV.
B
I, III e V.
C
I e V.
D
III e IV.
E
I, II, III IV e V.
Respostas
respondido por:
0
Resposta: Alternativa B) : I-III-V
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás