Acerca da economia brasileira entre os séculos XVI e XVII, considere as afirmativas abaixo:
I – A economia brasileira baseada no cultivo de açúcar entrou em crise após a expulsão holandesa em 1654, após estes invadirem o litoral nordestino depois do embargo econômico promovido pela União Ibérica.
II – No contexto de crise econômica portuguesa, ganharam destaque na colônia atividades como o bandeirantismo, que consistia em expedições que tinham por objetivos encontrar riquezas no interior do Brasil, entre elas o ouro e indígenas para servirem de escravos nas fazendas, visto que no contexto havia a queda na importação da mão de obra africana.
III – Ao ocuparem as regiões do atual Rio de Janeiro e Maranhão os franceses assinaram um acordo com os portugueses – uti posseditis – que lhes dava a garantias de dominar este território.
IV – A colonização portuguesa, contou com claras diferenças entre sul e norte de suas possessões. O sul agrário e dependente de suas exportações, enquanto que o norte contou com uma colonização de povoamento, que desenvolveram práticas manufatureiras e a não dependência da escravidão.
Estão corretas as alternativas:
a) I e II
b) I e III
c) I, II e III
d) I, II e IV
e) II e III
Respostas
Resposta:
D
Explicação:
Meu pai é professor de história, confia ;) !!
Resposta:
d) I, II e IV
Explicação:
Após a expulsão dos holandeses, ele se instalaram no Caribe e lá tinham condições boas para a plantação de açúcar, e assim conseguiram vender o produto por um valor menor o que ocasionou uma crise.
O bandeirantismo foi fundamental para a exploração do sertão brasileiro, na procura de minerais preciosos e novos indígenas para servirem de escravos pois estava precária a quantidade de africanos escravizados.
A colonização no Brasil se deu de forma desigual, pois quando ocorreu as práticas de bandeirantismo muitos escravos foram levados para as regiões sul, na busca de novos territórios férteis e minerais preciosos, com isso a região norte pode desenvolver um povoamento livre da escravidão como ocorreu nos Estados Unidos.