1-Em sua
opinião qual a importância de o setor de cultura ter incentivos para a produção de arte nacional?
Respostas
Resposta:
Com investimentos na área cultural pelas iniciativas pública (ministérios e secretarias) e privada (empresas, por meio de leis de incentivo), este setor tem crescido nos últimos 20 anos e, consequentemente, ganhado cada vez mais atenção. E não é só pela realização de projetos cada vez maiores e significativos e a exportação de cultura brasileira para o exterior.
Espero ter ajudado muito vc
Bons estudos
Resposta: exercício de opinião !!
Para responder de maneira eficiente a pergunta acima, é preciso, inicialmente, fazer outro questionamento: qual é a importância da cultura?
Cultura, assim como educação, é instrumento de formação do cidadão, serve para desenvolver o senso crítico, possibilitar reflexões. Por este motivo, os direitos culturais são resguardados pela Constituição Federal.
No art. 215 da Magna Carta, temos que a garantia do pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional é dever do Estado, que deverá, inclusive, apoiar e incentivar a valorização e a difusão das manifestações culturais. O Estado, portanto, não é apenas um órgão incentivador, cabendo também a ele, em todas as esferas (União, Estados, Distrito Federal e Municípios) os papeis de proteger, fomentar e ainda de regular.
Como Funciona o setor de cultura, ter incentivos para a produção de arte nacional?
Um produtor cultural, artista ou instituição, como um museu ou teatro, por exemplo, planeja fazer um evento cultural – um festival, uma exposição, uma feira de livros, entre outros. Para tornar a ideia dele mais atrativa para patrocinadores, ele pode submetê-la à análise da Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania para receber a chancela da Lei de Incentivo à Cultura. Se a proposta apresentada for aprovada, o produtor vai poder captar recursos junto a apoiadores (pessoas físicas e empresas) oferecendo a eles a oportunidade de abater aquele apoio do Imposto de Renda. O governo abre mão do imposto (renúncia fiscal) para que ele seja direcionado à realização de atividades culturais. Com isso, ganha o produtor cultural, ganha o apoiador e ganham os brasileiros, que terão mais opções à disposição e mais acesso à cultura.
Explicação:
espero ter ajudado*
bom dia e bons estudos!
se puder marcar como melhor resposta ficarei grata!