quais os broblemas mais comuns encontrados nos centros urbanos atualmente?
Problemas sociais urbanos:
Problemas ambientais urbanos:
Respostas
Resposta:
DisciplinasGabarito Enem
25
Simulador SisuCursos e PlanosBlog DescomplicaTudo Sobre EnemTudo Sobre EnccejaJá sou aluno
Descomplica
Impactos Ambientais e Sustentabilidade
Quais São os Principais Problemas Ambientais Urbanos?
Nós vivemos em um cenário em que a preocupação com o meio ambiente é cada vez melhor, principalmente nas grandes cidades. E com razão, pois os problemas ambientais urbanos se mostram cada ano mais expressivos. Separamos algumas informações importantes para que você consiga entender o problema e acertar todas as questões sobre o assunto.
Os problemas ambientais urbanos e suas origens
Poluição do ar na China causado pelas indústrias.
Poluição do ar na China causado pelas indústrias.
Quando falamos sobre problemas ambientais urbanos, é preciso considerar alguns fatores que vão contribuir significativamente para que o meio ambiente seja impactado de forma negativa.
Dentre eles, podemos destacar que o grande crescimento demográfico das cidades, aliado a uma falta de ordenamento territorial e planejamento estrutural capazes de absorver esse contingente populacional são os principais causadores de problemas ambientais urbanos.
O problema do processo de industrialização
O processo de industrialização, iniciado com a revolução industrial do século XVIII, transformou completamente o padrão produtivo e o panorama de organização das sociedades e, consequentemente, a condição socioambiental dos aglomerados urbanos, principalmente com a mudança de população do campo para as cidades.
A partir dessa nova realidade, as cidades, principalmente as de países subdesenvolvidos — que tiveram sua industrialização tardia muito acelerada e em um curto espaço de tempo — não foram capazes de se organizar a ponto de criar infraestrutura suficiente para absorver esse crescimento populacional.
Os problemas ambientais urbanos são cada vez mais visíveis na paisagem das cidades, principalmente pelas constantes transformações que o homem faz na natureza, fazendo com que a capacidade de resiliência ambiental (capacidade de um sistema restabelecer seu equilíbrio após este ter sido rompido por um distúrbio, ou seja, sua capacidade de recuperação) seja cada vez menor.
Dentre os muitos impactos ambientais nas áreas urbanas podemos destacar as enchentes, lixos urbanos, poluição do ar, poluição sonora e despejo de esgoto sanitário nos rios, problemas que afetam diretamente os recursos naturais e a qualidade de vida das pessoas que residem nas cidades.
Explicação:
espero ter ajudado!