• Matéria: Saúde
  • Autor: najlah2010owh8s7
  • Perguntado 5 anos atrás

Marta é portadora de um distúrbio no DNA mitocondrial e se casou Fernando, que é normal. Tiveram 3 meninos. Um deles cresceu, se casou com uma mulher normal e tiveram 2 meninas. Analise o caso dessa família e assinale a alternativa correta.

Escolha uma:
a. Com relação aos 3 filhos, cada um tem 50% de chance de herdar o distúrbio.
b. As 2 meninas (netas da Marta) serão normais.
c. Os 3 meninos e as 2 netas serão afetados.
d. Cada uma das netas da Marta terá 50% de chance de herdar o distúrbio.

Respostas

respondido por: vchinchilla22
1

Um dos filhos de Marta casou-se com uma mulher normal e teve 2 filhas. As 2 meninas (netas de Marta) serão normais, pois é a mãe quem transmite as mitocôndrias e, consequentemente, o DNA mitocondrial, para seus filhos. Estando correta a letra b).

Se houver um defeito em alguma das bases desse DNA mitocondrial, ou seja, uma mutação, você tem uma doença mitocondrial, implicando na incapacidade de produzir energia suficiente em órgãos como o músculo e o cérebro, ou o rim.

O DNA mitocondrial, herdado da mãe, às vezes é muito útil para determinar de onde vem um distúrbio na família de uma determinada pessoa. Às vezes, uma doença é herdada através da linha materna, e não de ambos os pais. Devido a isso, é possível saber se uma doença é mitocondrial estudando a árvore genealógica, ou seja, a história familiar.

DNA mitocondrial

O DNA mitocondrial é o cromossoma circular encontrado dentro de organelas celulares chamadas mitocôndrias. As mitocôndrias estão localizadas no citoplasma e são o local de produção de energia e outras funções metabólicas da célula. É a mãe quem transmite as mitocôndrias e, consequentemente, o DNA mitocondrial, para sua prole.

Saiba mais sobre citoplasma da célula e a suas organelas em: https://brainly.com.br/tarefa/10728049

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares