2.Responda às questões sobre o poema que acabou de ler.
a) No verso “O vento varria os meses”, a passagem do vento é a metáfora de quê?
b) O que a palavra vento simboliza no poema? Qual é a relação entre a ação do vento e da condi-
ção do eu lírico?
c) Como são estruturados os versos e as estrofes do poema?
d) Que figuras sonoras estão presentes nos versos “O vento varria as folhas, / O vento varria os
frutos, / O vento varria as flores...”? Qual é sua finalidade no poema?
e) O poema apresenta uma construção paralelística. Os versos “E a minha vida ficava/ Cada vez
mais cheia” se repetem total ou parcialmente em todas as estrofes. O que essas repetições
sugerem no poema? Qual é o efeito da repetição desses versos?
alguém me ajuda pfvv
Respostas
Resposta:
A) A passagem do vento indica uma Metáfora do Tempo.
B) No texto a palavra vento tem o sentido de Tempo. Que o tempo ia passando e levando com ele coisas do eu lírico.
C) O poema está composto por quatro sextilha, com a primeira tendo 6 versos, a segunda tendo 5 versos, a terceira tendo 7 versos e a última tendo 6 versos.
D) Aliteração. Cria uma musicalidade no poema.
E) Isso sugere que a vida do eu lírico era sempre monotonia, ou seja um vida sempre igual. O efeito de que não importa o que o tempo leve dele, a vida dele ficara cada vez mais cheia daquilo.
Explicação:
2.a) "O vento varria os meses" é uma metáfora para o tempo que se passa rapidamente através dos meses, levando e trazendo lembranças para sua vida. Esse recurso é aplicado em todas as passagens onde o autor diz "e o vento varria", como pode se ver em "O vento varria os sonhos, o vento varria as amizades" querendo dizer sobre os momentos de sua vida onde os sonhos e as amizades estavam presentes, e agora com o tempo elas não estão mais.
b) O vento simboliza o tempo. No texto, o eu-lírico fala das coisas valiosas que passaram pela sua vida e como com o passar dos meses, conforme o "vento" agia, elas se tornavam apenas lembranças deixando-o cheio delas. Aqui pode-se dizer haver ambiguidade entre seu significado, pois da mesma forma que o autor pode estar cheio por cada vez mais acrescentar memórias em sua vida, ele também pode querer dizer que está farto de cultivar memórias de coisas passadas.
c) As estrofes são organizadas em sextilhas possuindo 6 versos em cada. Os versos podem ser categorizados como versos brancos, por não possuírem rima, porém apresentarem métrica.
d) É usada a aliteração nos fonemas /v/ para nos remeter ao som do vento ao ler o texto. Esse recurso permite um efeito sensorial e dinamismo ao leitor.
e) Demonstra o pesar de estar em um ciclo onde o tempo leva seu presente, se tornando sempre parte de seu passado, nunca de algo contínuo. Provavelmente cansado de viver apenas guardando todas as lembranças que viveu.
Para saber mais, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/5404041