os registros fósseis constituem uma forte evidência do processo evolutivo, uma vez que permitem a comparação anatômica direta entre espécies ancestrais e atuais. ossos fossilizados de membro anteriores de diferentes grupos vertebrados são frequentemente comparados com o objetivo de se compreender o processo evolutivo por meio de suas transformações. a constatação, em diferentes espécies, da presença dos membros ossos nos membros anteriores, com anatomia e função distintas, indica:
a) especiação
b) simpatria
c) alopatria
d) analogia
e) homologia
Respostas
Resposta: LETRA E (HOMOLOGIA)
Explicação:
Os fósseis nada mais são do que documentos que atestam que a vida como conhecemos hoje não é igual à vida nos tempos passados. Eles podem ser definidos como restos ou vestígios de seres vivos que ficaram preservados em rochas, gelo, âmbar ou outros materiais.
Vale destacar também que, nos fósseis, é possível verificar estágios intermediários que mostram semelhanças entre seres ancestrais e seus descendentes.
- Dizemos que uma característica é homóloga quando possui origem embrionária semelhante, mas nem sempre exerce a mesma função.
Ex: Quando analisamos os membros de um crocodilo e de um rato, por exemplo, percebemos que eles, apesar da diferença na morfologia, são bastante similares em sua anatomia
- Dizemos que as estruturas são análogas, pois possuem mesma função, mas origem embrionária diferente.
Ex: ao analisar a asa do morcego e a asa de um pássaro, que, apesar de serem semelhantes em função, são diferentes anatomicamente.
no caso da questão acima temos a presença de membros anteriores com anatomia e função distintas o que indica uma homologia.
espero ter ajudado :)