Respostas
Resposta:
De acordo com Yann Kinger, especialista do Instituto Físico do Globo (IPG), no caso do Haiti, o fator agravante foi pela proximidade da superfície em que ocorreu o fenômeno, apenas 10 quilômetros de profundidade. Aconteceu no limite norte da placa das Antilhas com a placa norte-americana.
Explicação:
O Haiti é um país do caribe, e está localizado nas bordas da Placa tectônica do Caribe, próximo a divisa da placa tectônica Norte-Americana.
É necessário entender que as placas tectônicas estão em constante movimento, e no caso do Haiti, devido a sua proximidade da fronteira com as mesmas, a onde de tremor causada por este movimento é transpassada como terremotos, e sua gravidade vai depender da profundidade onde as placas se chocaram ou separaram. Quanto mais profundo foi o corrido, menos estragos são causados na superfície, e por consequente, no País.
O Japão por exemplo, está localizado entre quatro placas tectônicas "Placa das Filipinas, Placa do Pacífico, Placa Euroasiática e Placa Norte-Americana", e portanto, devido a sua localização geográfica é comum ocorrer terremotos.
Se gostou da resposta, clique aqui e saiba mais: https://brainly.com.br/tarefa/5074068