Diferencie o escravo de ganho,
escravo de campo e o escravo doméstico e escreva as principais formas de
resistência negra durante o período de escravidão.
Respostas
Resposta:
- Os escravos de ganho, eram escravos obrigados pelos seus senhores a realizar algum tipo de trabalho nas ruas, levando para casa ao fim do dia uma soma de dinheiro previamente estipulada.
- Os chamados escravos de campo ou escravos de eito enfrentavam uma dura rotina, trabalhando em jornadas que poderiam alcançar dezoito horas diárias. ... Não raro, tais senhores os transformavam em escravos de aluguel, que poderiam ser empregados em outras fazendas ou nas minas.
- Os escravos domésticos realizavam servições forçados que envolviam limpeza como lavar pratos, varrer a casa, cozinhar as refeições, cuidar de crianças e idosos, satisfazer o desejo sexual dos senhores e senhoras, alimentar cães, limpar latrinas e etc.
Os documentos mostram que a fuga e os quilombos não eram as únicas formas de resistência dos negros perante a escravidão: rebeliões, assassinatos, suicídios , revoltas organizadas também fizeram parte da história da escravidão no Brasil. Das revoltas históricas, a mais conhecida foi a dos Malês, em Salvador.