Respostas
1. Acompanhamento do profissional
O primeiro passo para obter equipes de trabalho eficientes é traçar um perfil comportamental de cada colaborador e instituir um plano de crescimento profissional, baseado em suas competências e habilidades, aliando-o aos objetivos estratégicos da organização. Nesse plano, deve-se identificar as potencialidades de cada colaborador e de que forma elas poderão ser desenvolvidas e utilizadas para alcançar melhores resultados.
Empresas que fazem uso desse tipo de gestão de pessoas obtêm melhores resultados e assertividade ao formar uma equipe, pois conseguem unir habilidades complementares ou divergentes, dependendo do que é esperado como meta, incentivando o trabalho em equipe e valorizando o crescimento profissional de cada colaborador.
2. Focar no objetivo comum
As melhores equipes são compostas por pessoas com diferentes perfis comportamentais e que apresentam variedade de competências e habilidades, trabalhando em prol de objetivos comuns. Para isso, é fundamental que haja a comunicação constante acerca dos objetivos estratégicos da organização, assim como de seus projetos, as suas dificuldades e os seus avanços.
Os colaboradores precisam entender qual o seu papel dentro da empresa e quais as expectativas que os gestores têm no desenvolvimento do seu trabalho, refletindo tais necessidades no relacionamento com os demais membros da equipe. Quando todos caminham no mesmo sentido, os resultados da equipe são potencializados e mais fáceis de serem atingidos.
3. A importância do líder
Outro item de fundamental importância na formação de equipes eficientes é o papel do líder, que possui destaque nesse processo devido ao seu contato direto com os subordinados e por poder motivá-los na conquista por melhores resultados. Por esse motivo, os gestores de RH precisam treinar os líderes para que eles sejam ferramenta auxiliadora no engajamento da equipe.
Para ter uma equipe coesa e comprometida, o líder precisa seguir alguns princípios, como: saber ouvir e entender seus colaboradores, delegar tarefas e saber cobrar com base na capacidade de cada um e nos objetivos da empresa, dar retorno sobre os processos, saber formar novos líderes e ser exemplo de boas práticas e comportamentos de trabalho.
Explicação:
Não é fácil conciliar opiniões. Exponha seu ponto de vista com moderação. Nem sempre sua opinião será a correta ou a melhor.