• Matéria: Pedagogia
  • Autor: marcosarão
  • Perguntado 9 anos atrás

No início dos anos 70, durante o período de repressão implantado pela ditadura militar, o Estado de São Paulo, por meio da SEE, adotou um processo de treinamento de professores voltado ao planejamento de
ensino, que, devido ao contexto social, político e cultural da época, sofreu a influência tecnicista. Sobre essa tendência tecnicista na elaboração de planos de ensino, assinale a alternativa correta.

Segundo um documento da época, o planejamento de ensino é “um processo de tomada de decisões que estimulam a aprendizagem”.

Os professores do Estado de São Paulo “treinaram-se” a respeito dos “componentes do planejamento de ensino”, porém eram muito críticos a esse respeito.

Embora a elaboração de planos de ensino fosse norteada por uma tendência tecnicista, os professores tinham a liberdade de adaptá-los às necessidades da sala de aula.

A elaboração de planos de ensino seguia um modelo padronizado pelo qual seus componentes deveriam ser elaborados, seguindo uma lógica formal, independentemente das condições do contexto de ensino.

Respostas

respondido por: viniciusrm19
8
Ola, boa tarde!


A resposta correta encontra-se na letra d. A elaboração de planos de ensino seguia um modelo padronizado pelo qual seus componentes deveriam ser elaborados, seguindo uma lógica formal, independentemente das condições do contexto de ensino.


Nesse ensino, compreende-se que o ensino tecnicista esteve muito presente durante o período ditatorial, inclusive como um dos marcos da educação da época.

Dessa forma, alinhados à ausência de liberdade de expressão, os professores deveriam seguir à risca a proposta curricular padronizada para todas as escolas, não importando o contexto socio-econômico.

Espero ter ajudado!
Perguntas similares