O IPI é um imposto que incide sobre os produtos industrializados, de competência da União e não está sujeito ao princípio da anterioridade, conforme determinado na Constituição Federal (§ 1º. do art. 153 da CF). Dentre seus princípios constitucionais destacamos a não cumulatividade e a seletividade.
O princípio da Seletividade nada mais é do que taxar o produto na proporção da sua essencialidade, assim, quanto mais supérfluo seja o produto, mais elevada será sua tributação.
A não cumulatividade implica na incidência do imposto somente sobre a parcela do valor agregado no processo de industrialização. É assegurado ao contribuinte o direito de se creditar dos impostos anteriormente pagos. Ou o imposto pago na aquisição da matéria prima, que será utilizado na industrialização do produto, será lançado como crédito nos livros fiscais e descontados do valor a pagar na venda da produção.
Dado o conceito da não cumulatividade, assinale a alternativa que contenha a forma correta da contabilização do IPI na operação de compra:
A)
Crédito - Fornecedores (passivo)
Débito - Estoques (ativo)
Débito - IPI a compensar (ativo)
B)
Crédito - Fornecedores (passivo)
Débito - Estoques (ativo)
C)
Débito - IPI a pagar (passivo)
Crédito - IPI a compensar (ativo)
D)
Debito - Fornecedores (passivo)
Crédito - Estoques (ativo)
Crédito - IPI a compensar (ativo)
E)
Crédito - IPI a pagar (passivo)
Débito - Estoque (ativo)
Respostas
respondido por:
9
Resposta:
A resposta é a letra D)
Explicação:
Débito- Fornecedores
Crédito- Estoques
Crédito- IPI à compensar (activo)
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás