Entre as regiões de maior destaque na produção colonial do açúcar, podemos citar as capitanias do Nordeste brasileiro. Bahia e Pernambuco despontaram como prósperas áreas produtoras. Contudo, a instalação de um complexo para produção açucareira era cara e os investimentos portugueses não seriam suficientes para financiar a instalação de engenhos. A solução encontrada pela Coroa foi: *
(A) a contratação de empréstimos junto à Coroa inglesa e acordos de divisão igualitária dos lucros obtidos.
(B) a permissão para que colonos de outras nações utilizassem parte do litoral nordestino mediante o pagamento de impostos à Coroa lusitana.
(C) acordos com bancos holandeses e concessão de dois portos, um na região do Recife e outro em Salvador, para que os navios holandeses pudessem vender seus produtos e comprar o açúcar direto dos senhores de engenho.
(D) a utilização de capitais espanhóis e, consequentemente, a unificação das coroas ibéricas sob administração espanhola.
(E) a permissão para que fossem utilizados capitais holandeses, além da autorização de refino e distribuição do açúcar por comerciantes holandeses.
Respostas
respondido por:
14
Resposta: letra C
Explicação: Mesmo possuindo tantas vantagens, o governo português ainda contou com o auxílio da burguesia holandesa. Enquanto Portugal explorava economicamente as terras com a criação das plantações e engenhos, os holandeses emprestavam dinheiro e realizavam a distribuição do açúcar no mercado europeu. Tal acordo foi de grande importância para a Coroa Portuguesa, tendo em vista que a mesma não contava com recursos suficientes para investir na atividade.
cassiadantascrc:
Obrigada!
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás