2- Quais os grupos sociais ( sexo, gênero, classe social, cor da pele, etc.) mais afetados
pela violencia?
Respostas
Resposta:
As Mulheres negras normalmente são mais afetadas com a violencia, essas mulheres tende a ser de classe media ou pobre que muitas vezes moral em pireferias.
Explicação:
A violência contra as mulheres não é recente na história da humanidade. Ela faz parte de um sistema sociohistórico que condicionou as mulheres a uma posição hierarquicamente inferior na escala de perfeição metafísica, produzindo um campo de força de relações assimétricas entre homens e mulheres em nossa sociedade. Assim sendo, o objetivo deste trabalho é analisar como o preconceito, a discriminação e a intolerância constituíram predicativos da violência de gênero, trazendo para essa discussão a interpenetração de três módulos distintos: sexo/gênero, raça/etnia e classe social. Apesar dos altos índices estatísticos de violência contra as mulheres em todo o mundo e dos avanços sociais, políticos e jurídicos no combate à violência, defende-se a ideia de que o movimento dos direitos humanos ainda precisa encontrar instrumentos efetivos na promulgação da cidadania e dos direitos das mulheres. :)
Quando analisamos a história brasileira é possivel perceber que negros e pobres são os mais afetados pela violência devido aos resquícios, até hoje, do longo período de escravidão implantado no Brasil que, ao terminar, não prestou nenhuma assistência aos negros. Já quanto ao sexo, as mulheres são as mais afetadas, sendo as principais vitimas de crimes sexuais, agressões e com niveis altos de feminicidio, isso se da ao fato de vivermos em uma socieda patriarcal na qual o homem é visto como dono e protetor das mulheres.