Respostas
Resposta:
1-O realismo é uma tendência estética surgida na Europa durante a segunda metade do século XIX.
2-O positivismo comteano teve grande influência nas obras do realismo e no pensamento da época de modo geral: tratava-se de uma concepção de mundo científica, que propunha que a apreensão da realidade deveria ser objetiva, empírica, como nos procedimentos de análise das ciências naturais. O continente europeu vivenciava a chegada da Segunda Revolução Industrial, que trazia consigo uma urbanização, e o salto tecnológico
Foi nessa época que Charles Darwin publicou seu livro A origem das espécies (1859), cuja teoria evolucionista influenciou diversas áreas do saber, incluindo a literatura.
3- A escola literária se destacou pela forte presença da objetividade em suas obras, o romance de Gustave Flaubert, Madame Bovary, onde a obra relatava o amor e suas consequências, comentando, inclusive, sobre o adultério.Após esse acontecimento, a escola literária começou a se expandir como uma forma de reação ao exagerado sentimentalismo do Romantismo. Os artistas desse período procuravam estabelecer em suas obras um maior vínculo com a sociedade, buscavam por uma representação mais objetiva e direta, sem muitos rodeios.
4-A arte naïf costuma ser mais associada à pintura e foi instituída no século XIX, apesar de seus atributos estarem presentes nas pinturas rupestres do paleolítico.
•O pintor francês Henri Rousseau (1844-1910) é considerado o precursor do estilo e foi reconhecido dessa forma quando expôs suas obras no “Salão dos Independentes” na França, em 1886.
•A tela Um dia de Carnaval (1886), chamou a atenção de vários artistas modernistas da época, dentre eles Pablo Picasso (1881-1973), Léger (1881-1955) e também representantes do surrealismo, como Joan Miró.
5-Qualquer tipo de arte é uma forma de pensamento. O modo como se utilizam os pincéis e os mais diversos materiais, no caso da escultura, revela um modo de conceber o mundo. A beleza não está no reconhecimento daquilo que se vê na tela como algo real, seja um objeto, uma pessoa ou uma paisagem, mas na capacidade técnica que um criador revela na construção daquele objeto artístico.
Ao contrário do que geralmente se pensa, porém, o domínio da técnica exigido pela arte realista contemporânea, não mata o sentimento, mas o liberta. Partir de um objeto ou de uma pessoa do mundo real e atingir, pelo domínio técnico, expressões de olhares ou jogos de luz que revelam aspectos inusitados do modelo é o grande desafio a ser enfrentado.
A arte realista contemporânea revela uma expressão de conceitos e uma percepção muito peculiar daquilo que se chama realidade. A técnica está a serviço do artista para que ele expresse plenamente a sua visão de mundo, tornando-se um instrumento de prática incessante que exige intensa disciplina.
espero ajudar, fiz pesquisas em diversos lugares e espero que esteja certo todas as questões.. ;)