1. Sobre o método weberiano dos Tipos Ideais, marque a alternativa INCORRETA: *
A proposta desenvolvida por Weber é a criação de conceitos que são como “modelos” que não existem na vida cotidiana, mas auxiliam na compreensão da vida em sociedade.
Para Weber a realidade é infinita e, por isso, deve ser recortada para ser compreendida, mas sem que se comprometa a objetividade científica.
Esses tipos ideais são formulados pelo pesquisador com base em regularidades sociais por ele na vida social, correspondendo com o que ocorre exatamente na vida cotidiana.
Isto significa que ele decide o que analisar com base em julgamentos fundamentados em seus valores pessoais.
2. Sobre as tipologias das ações sociais de Max Weber, marque a alternativa INCORRETA: *
a) Ação racional com relação a fins: tem como base a expectativa de alcançar fins racionalmente esperados. Exemplo: estudar para aprender e tirar boas notas.
b) Ação racional com relação a valores: é determinada pela crença em algum valor, que pode ser ético, religioso, político ou estético.
c) Ação tradicional: se orienta pela tradição de um modo de agir dos membros de seu grupo social. Exemplo: consumo de certos alimentos.
d) Ação afetiva: se fundamenta na racionalidade.
Respostas
RESPOSTA
1. C)Esses tipos ideais são formulados pelo pesquisador com base em regularidades sociais por ele na vida social, correspondendo com o que ocorre exatamente na vida cotidiana.
2. D)Ação afetiva: se fundamenta na racionalidade.
1 - A alternativa C não apresenta corretamente o método Weberiano, dentro das ideias da sociologia clássica.
Partindo deste ponto, é possível notar que Weber, define o estado como principal pilar de atuação para a racionalização do direito, ou seja, a especialização do poder legislativo e judiciário, está voltado para uma política que tem o objetivo de manter e dar respaldo a segurança dos indivíduos.
Assim, a ação social se estabelece em quatro tipos, esses que se aplicam como conceitos que explicam a realidade social.
Sendo eles:
- A ação racional com relação a um objetivo;
- A Ação racional com relação a um valor;
- A ação afetiva;
- A ação tradicional.
Por fim, a ação social é movida como ações individuais dotadas de sentido por uma ação prévia, ser articulando na sociedade como parte do coletivo.
Mais sobre este tema:
https://brainly.com.br/tarefa/23145857
2 - A alternativa D não marca os pontos das tipologias das ações sociais por Max Weber dentro das ideias que fundamentaram a sociologia clássica.
Sobre o conceito de poder e de dominação, para Max Weber, o poder está diretamente ligado a sociedade e as relações entre os indivíduos, ou seja, a partir do poder a sociedade se mantém equilibrada.
Em sua tipologia de dominação, Weber distinguia os conceitos de poder e dominação. Para ele, poder é a capacidade de impor a vontade, e a dominação é a probabilidade de encontrar obediência.
Além disso, a maneira de impor a vontade e ditar as regras numa relação social pode variar. Assim, continuando nosso texto sobre o conceito de poder e de dominação para Max Weber vemos que:
Para Weber o conceito de dominação possui três tipos que dependem das bases da sociedade, ou seja, de sua legitimidade, sendo elas:
- A dominação racional-legal;
- A dominação tradicional;
- A dominação carismática.
Mais sobre este tema:
https://brainly.com.br/tarefa/1772979