O ensino das Artes Visuais é um componente básico do currículo escolar. Entre os vários recursos didáticos que podem ser utilizados pelo professor, está o portfólio do aluno. Esse recurso é considerado importante para o ensino das Artes, pois:
a) a construção do portfólio é feita de forma colaborativa entre alunos, pais e professores.
b) promove a estimulação da produção artística em quantidade: quanto mais o aluno produz, mais ele terá a mostrar para a sociedade.
c) esse recurso evidencia as falhas do aluno no desenvolvimento de atividades artísticas, facilitando a avaliação da sua aprendizagem.
d) o recurso facilita o encaminhamento do aluno para o mercado profissional informal.
e) esse recurso expõe as situações conflituosas do aluno para que estas sirvam como motivação para a criatividade.
Respostas
Resposta:
Letra A - a construção do portfólio é feita de forma colaborativa entre alunos, pais e professores.
Explicação:
A arte só é significativa quando os sentimentos, as emoções e as vivências dos alunos com altas habilidades/superdotação são considerados. Além disso, é imprescindível utilizar recursos didáticos que sirvam como plataforma para a divulgação do conhecimento produzido pelo aluno e de seus avanços alcançados nas habilidades artísticas. O portfólio é justamente o instrumento que realça essas características/avanços. Ademais, sua construção, feita de forma colaborativa entre aluno, escola e família, propicia a formação de laços afetivos e valoriza o trabalho feito pelo aluno. Quantidade e encaminhamento para o mercado profissional não são objetivos do portfólio, tampouco demonstrar as falhas do aluno. Embora os problemas do cotidiano possam servir como fonte de assuntos para se trabalhar, os conflitos e as experiências drásticas podem gerar desequilíbrio psicológico e emocional no aluno com altas habilidades, levando-o ao abandono das práticas artísticas. Além disso, o portfólio não almeja causar quaisquer desequilíbrios emocionais para o aluno e sua família.