Explique a ideia de criminalização da pobreza e dos movimentos socias na sociedade, citando um exemplo na realidade
brasileira
Respostas
Explicação:
A história brasileira nos mostra que a maior parte da população pobre do país é negra, isso porque mesmo com o fim da escravidão, recaíram leis que impediam pessoas negras de possuírem terra, por exemplo, fazendo com que pessoas livres permanecessem escravas de um sistema econômico que usa como desculpa a meritocracia enquanto se aplica a desigualdade de oportunidades.
Essa herança traduz uma equação que não fecha, quanto maior a desigualdade maior a pobreza e a violência, sinônimo de criminalização.
Além da pobreza também criminalizam todas as “minorias”, e os instrumentos que as aglutinam, como os movimentos sociais – que são a expressão da organização de pessoas que lutam para alcançar mudanças sociais, principalmente aquelas que questionam o sistema capitalista e a propriedade privada.
Movimentos que têm sua pauta em torno da moradia e da terra sofrem discriminação desde seu surgimento, são vistos como vândalos e baderneiros, e suas estratégias de luta como ocupações e manifestações de ruas, são criminalizadas.
Espero que de ajudado