Em relação aos índios que viviam no litoral brasileiro, no contexto dos primeiros contatos com os europeus, durante a chamada fase do escambo (1500-1530), é correto afirmar que:
A) Predominavam povos pertencentes ao tronco linguísticos Tupi-Guarani. A vida em aldeias e a liderança de caciques e pajés eram elementos fundamentais da organização social desses povos. A disputa entre colonos e índios pela terra, o interesse dos colonos em escravizar os indígenas e a resistência movida por estes, provocaram uma guerra generalizada no litoral brasileiro.
B) Predominavam os grupos pertencentes ao tronco linguísticos Tupi-Guarani ( Tupinambá, Tupiniquim, Carijó e etc.) Os índios viviam em aldeias, sob a liderança de caciques e pajés, praticavam a horticultura associada a caça e a coleta. Os primeiros contatos foram, de modo geral, amistosos com o estabelecimento de trocas e alianças entre índios e brancos.
C) O predominavam as parcialidades pertences ao tronco linguístico Macro-Jê. Habitavam aldeias formadas por grandes maloca, praticavam agricultora de queimada complementada pela caça e pela coleta. Apresentavam uma organização política baseada no poder dos chefes das maloca, nos caciques das aldeias e nos caciques de várias aldeias. Ainda na "fase escambo" surgiram confederações indegenas na luta contra os portugueses.
D) Disputavam o litoral os grupos Tupi e Tapuia ( Tupinambá, Tupiniquim, Aimoré, Guaicurus, por exemplo). Deferentemente dos Tupi, horticultores de floresta, os Tapuia viviam da caça e da coleta. Liderado por seus caciques e pajés, os índios procuravam tirar proveito das relações com os europeus com vistas e vencer seus inimigos.
Respostas
respondido por:
3
Resposta:
this is nice questions
thaliacglima:
qual a questão?
respondido por:
0
Resposta:
Alternativa correta: Letra B
Explicação:
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás