produzi um texto sobre:o que é saude para você?e como mante-la?
sou péssima em interpretação me ajuda porfavorzinhoo!!!
Respostas
Resposta:
Esta é a pergunta que fazemos para nossos alunos do primeiro ano de Medicina, quando começamos a prepará-los para desenvolver atividades em escolas públicas. Como falar de saúde sem saber o que eles pensam a respeito de um tema tão ligado à vida de cada um de nós? Como orientá-los para ter empatia com os alunos sem antes ouvi-los?
Inicialmente, cada um lista três palavras que resumem o que pensam sobre saúde. Depois, eles se reúnem em cinco grupos e selecionam as três mais importantes. Vamos escrevendo as palavras no quadro: bem-estar, qualidade de vida, equilíbrio, alimentação, higiene, direito, saúde física e mental...
Num segundo momento, cada grupo discute uma definição de saúde:
“Saúde é a capacidade para o amor e o trabalho criativo". (conceito para a Psicanálise)
“Saúde é a relação harmônica do indivíduo consigo mesmo, com a natureza e com os demais, na busca de uma tranquilidade espiritual". (Índios do Equador)
“Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não somente a ausência de enfermidade ou invalidez”. (Organização Mundial da Saúde, 1948)
“Saúde é a resultante das condições de alimentação, habitação, educação, renda, meio-ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, acesso e posse da terra e acesso a serviços de saúde. É, assim, antes de tudo, o resultado das formas de organização social da produção, as quais podem gerar grandes desigualdades nos níveis de vida”. (Oitava Conferência Nacional de Saúde – 1986)
“A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem a redução do risco de doenças e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”. (Constituição Brasileira de 1988)
Em seguida, compartilham sua reflexão com toda a turma. Novas palavras apontam a complexidade do tema: amor, trabalho criativo, autoestima, natureza, espiritualidade, paz, habitação, transporte, lazer, saneamento básico, acesso a serviços de saúde, justiça social...
Discutimos desigualdades e a importância dos determinantes sociais da saúde, “condições sociais nas quais a vida transcorre”. (Tarlov, 1996) Vamos percebendo que o momento histórico e a responsabilidade social de diferentes atores mudam a forma de compreender e promover a saúde. Que, por ser tão complexa, não pode ser responsabilidade de um único setor: toda a sociedade tem uma parcela de responsabilidade; que podemos atuar no plano individual e no coletivo; que temos diferentes desejos e prioridades, e essa subjetividade precisa ser considerada; que somos seres sociais e precisamos nos relacionar, pois temos um enorme potencial para contribuir com a sociedade.
Apresentamos também o vídeo Estatuto do Futuro, do Cecip, sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. O filme emociona e faz brotar novas palavras, ampliando a compreensão sobre a saúde da criança e do adolescente: direitos e deveres, família, brincar, educação, sonhos, perspectivas de futuro, participação social...
Dúvidas, polêmicas, abertura para o novo. E os seus alunos? O que pensam sobre saúde? O que desejam discutir?
Explicação:
Resposta:
resposta acima